Gestão de estoque rural: o que é e como fazer?

Fazer a gestão de estoque rural é uma das práticas mais importantes para reduzir desperdícios e aumentar a lucratividade.

Você, produtor, sabe como fazer esse controle de estoque na fazenda? Se resposta for “não”, sem pânico! Neste artigos explicamos tudo o que você precisa saber para fazer uma gestão fácil e, ao mesmo tempo, sem erros.

Preparado?

Então, vamos lá!

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

O que compõe o estoque rural?

Antes de explicarmos o que é gestão de estoque rural, é importante esclarecermos quais são os itens que compõe esse estoque. À primeira vista, muitas pessoas podem pensar que grãos, agrotóxicos, defensivos agrícolas e outros insumos são os únicos elementos que ficam estocados. Contudo, máquinas e implementos, bem como a ração de animais e o combustível para os veículos também fazem parte desse grupo.

Ou seja, podemos dizer, que o estoque rural contém todos os elementos relacionados à produção, seja direta ou indiretamente.

O que é gestão de estoque rural?

Agora que você já sabe o que compõe o estoque rural, vamos entender um pouco o que é e como funciona a gestão de estoque.

Em síntese, a gestão de estoque rural é uma prática administrativa que procura organizar todos os itens que a propriedade tem guardado no seu armazém. Então, envolve fazer o inventário desses produtos, identificar os itens que precisam ser adquiridos e até apontar os componentes que precisam ser descartados pelo produtor.

Se na hora de fazer o inventário o produtor rural descobrir que alguns agrotóxicos estão fora do prazo de validade, por exemplo, ele precisará informar esse dado no documento. Do contrário, pode não conseguir se programar para comprar novos defensivos, ou impedir que produtos inadequados sejam aplicados na lavoura.

Benefícios do controle de estoque na fazenda

O grande benefício de fazer o controle de estoque na fazenda é que o produtor rural passa a ter uma visão mais ampla sobre tudo que possui no seu armazém. Porém, a prática traz consigo uma série de outras vantagens. A seguir, veja quais são as principais:

1- Ajuda no planejamento das compras

O planejamento das compras é uma estratégia que ajuda o produtor rural a se preparar financeiramente para novos investimentos. Assim, o controle de estoque contribui na elaboração desse plano, já que o proprietário da fazenda consegue saber exatamente o que possui estocado e o que ainda precisa ser comprado para a produção.

Já imaginou o produtor chegar na fase da recolha de grãos e faltar combustível para o maquinário? Ou, iniciar o período de plantio e descobrir que não possui insumos suficientes? Além de gerar transtornos desnecessários, ele pode acabar perdendo prazos importantes do plantio e colheita. E quem quer isso? Ninguém!

2- Previne desperdícios

Outro benefício do controle de estoque na fazenda é que o produtor rural consegue se prevenir contra desperdícios.

Pense que, durante a realização do inventário, o produtor descobre que parte dos seus grãos está comprometida porque algumas sacas rasgaram e o produto ficou espalhado pelo chão do armazém. Se ele não fizesse a gestão, como ele iria descobrir o problema? Ou, ter tempo para agir com antecedência e tomar medidas corretivas?

3- Evita problemas com estoque parado

Um dos grandes problemas das empresas e também das propriedades rurais, está relacionado ao estoque parado. Isso porque, quando um produto fica muito tempo sem uso, pode perder o seu valor e prazos de validade. E essas perdas representam o que? Prejuízos!

Dessa forma, o controle de estoque também pode ajudar a resolver esse problema, já que o produtor vai estar sempre atualizado sobre a quantidade ideal para produzir, alimentar seus animais ou reabastecer os veículos.

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Como fazer a gestão de estoque em poucos passos

Quando falamos em gestão de estoque, é comum as pessoas acharem que é um processo complexo e demorado. E com razão, afinal o procedimento exige tempo e atenção constante por parte do produtor. Contudo, a prática pode se tornar bastante simples caso o proprietário da fazenda siga os passos abaixo:

Passo 1- Faça um inventário

A gestão de estoque rural envolve, primeiramente, fazer o levantamento de todo os produtos para o inventário.

  • Quais itens estão estocados, e em qual quantidade?
  • De que forma esses componentes estão sendo utilizados na fazenda?
  • Quais produtos a propriedade precisa ter sempre disponível?
  • Qual é o prazo de validade de cada item?

Essas e outras informações precisam ser inseridas no inventário para que o documento fique completo, e seja mais fácil para o produtor rural atualizar os dados mês a mês.

Passo 2- Tenha controle sobre todas as entradas e saídas

Depois de fazer o inventário, o produtor também precisará manter um controle sobre todas as entradas e saídas do seu estoque. Precisou comprar uma nova leva de insumos? Foi necessário abastecer os veículos da propriedade? Uma ou mais sacas de grãos foram perdidas? Os animais consumiram metade da ração? Foi comprado um maquinário novo?

Qualquer movimentação de entrada e saída do armazém precisa ser informada em um documento à parte ou até mesmo no próprio inventário.

Download gratuito

Planilha Controle de Estoque

Baixe gratuitamente esta planilha em Excel e faça o controle simples do estoque de seus insumos e materiais na propriedade. 

Passo 3- Invista em tecnologia

Como o inventário envolve uma série de informações e precisa ser atualizado periodicamente, fazer a gestão de estoque pode ser desafiador. Ainda mais se o produtor rural fizer tudo manualmente.

No modo manual existe o risco dos documentos serem extraviados, preenchidos indevidamente e até as informações estarem incorretas. Por outro lado, com o apoio da tecnologia esse risco não existe mais. Afinal, os dados ficam salvos dentro de um único software e o produtor só precisa fazer o inventário uma vez e ir acrescentando as informações conforme entrar ou sair um produto.

Agronota: tecnologia para automatizar lançamentos e reduzir erros

O Agronota é uma plataforma 100% online, desenvolvida para simplificar a gestão da fazenda e o controle de estoque. Na ferramenta o produtor consegue gerar o livro caixa em poucos cliques,  baixando todas as notas vinculadas à SEFAZ e fazendo a categorização das compras e vendas.

Como resultado, consegue garantir mais agilidade para levantar as informações que precisam ser inseridas no inventário, bem como atualizar os dados que envolvem as entradas e saídas.

Viu só como a gestão de estoque rural pode ser simples?

Se gostou do conteúdo, considere inscrever-se em nossa newsletter para receber os próximos artigos direto em seu e-mail. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre como fazer o controle de estoque na fazenda, converse com o seu contador para que o mesmo possa ajudar! 😃

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário