Como abrir uma contabilidade de sucesso: 7 dicas essenciais

Como abrir uma contabilidade de sucesso? 

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, não é mesmo? Acredito que se você chegou até aqui, você também é um deles. De antemão, gostaríamos de parabenizá-lo pela iniciativa, coisas grandiosas acontecem com trabalho árduo e perseverança. Pegue o papel e a caneta e vamos lá!

Não fique esperando sentado que as oportunidades venham até você. Levante-se e crie suas próprias oportunidades. 

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, empreender é o quarto maior sonho entre os brasileiros. Além disso, estas estatísticas apontam que 38% da população nacional é dona do seu próprio negócio.

Mas, você sabia que conhecer o cenário de empreendedorismo brasileiro é essencial para que você possa ter insights, visão de mercado e identificação de tendências? É isso mesmo! Quer aprender como criar e dominar o seu próprio negócio? Separamos dicas fundamentais para o seu crescimento como empreendedor. Confira:

Sonhos não se tornam realidade só porque você os sonhou. É o trabalho duro que faz as coisas acontecerem. É o trabalho duro que faz as coisas mudarem. 

Dicas para abrir uma contabilidade

A abertura e a consequente gestão de um novo negócio, exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. Isso significa dizer que todas as etapas precisam ser planejadas conforme a necessidade do seu público-alvo e com boas e assertivas estratégias de marketing.

A abertura e a consequente gestão de um novo negócio exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. Isso significa dizer que todas as etapas precisam ser planejadas conforme a necessidade do seu público-alvo e com boas e assertivas estratégias de marketing.

Nesse sentido, abrir um escritório contábil pode ser desafiador. Entretanto, se você está precisando de um empurrãozinho para começar a empreender, fique tranquilo, nós criamos um roteiro para você iniciar o seu negócio com sucesso. Veja abaixo:

Dica 1 para abrir uma contabilidade: tenha um plano de negócios

Como já falamos anteriormente, tudo começa pelo planejamento. Desse modo, para que você seja um bom empresário contábil, é essencial que este documento esteja presente na elaboração de sua empresa.

O plano de negócio é fundamental para qualquer negócio, pois, é por meio dele que conseguimos trilhar o caminho que o seu escritório irá tomar. Isso significa dizer, que através dele conseguimos prever e elaborar diversas situações, bem como:

  1. Qual o seu público-alvo
  2. Quais serviços irá prestar
  3. No seu diferencial perante a concorrência
  4. Viabilidade do seu negócio no atual mercado
  5. Necessidade de aportar um capital inicial e a capacidade de atender as demandas.

Nesse sentido, os tópicos acima citados são alguns dos fatores que podem ser planejados e mensurados com o business plan. Em outras palavras, conseguimos organizar e planejar ações de implantação e consolidação de mercado.

Portanto, visando auxiliar o empreendedor, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza gratuitamente um guia para realizar um bom plano de negócio.

Vale ressaltar, que embora esta ferramenta seja essencial para o planejamento inicial de um negócio, é de extrema importância para o desenvolvimento e posterior crescimento de uma empresa também.

Dica 2: pesquise o mercado

A pesquisa de mercado para quem está iniciando um escritório contábil é muito importante, pois com ela podemos sentir qual o setor mais aquecido e em qual devemos depositar menos tempo e investimento.

Em outras palavras, a pesquisa de mercado é um observador de oportunidades. além de possibilitar entender quais são os riscos, tendências e demandas, mensurando os próximos passos e descobrindo estratégias mais assertivas.

Desse modo, mesmo em uma era online, onde ferramentas inteligentes e robusta são capazes de prever resultados com altíssima precisão, qualquer tomada de decisão envolve um grau de incerteza. Contudo, ao analisar o mercado e o comportamento do público-alvo, você amplia as suas chances de agir com mais segurança e certeza.

Por fim, é conclusivo que através dos dados e métricas obtidos pela pesquisa de mercado o rumo do seu negócio é melhor definido, e você sabe exatamente onde está pisando. Ou seja, com domínio na área em que está atuando.

Dica 3 para abrir uma contabilidade: planejamento financeiro

O planejamento financeiro torna-se imprescindível ao elaborar uma proposta para abrir uma contabilidade de sucesso. É isso mesmo, deixar para planejar às finanças em outra hora é um erro grotesco e pode comprometer a saúde de sua empresa.

Sobretudo, é um ponto que merece toda a sua atenção, pois permite que o empreendedor entenda as diretrizes que farão com que seu negócio seja rentável, a médio e longo prazo, com fluxo de caixa e aporte de investimento.

Ou seja, em resumo, o planejamento financeiro organiza a entrada e saída de capital, controlando gastos e computando ganhos, assegurando o seu dinheiro.

A inteligência financeira é crucial para se ter sucesso na relação com seu dinheiro. Quem desenvolve essas habilidades passa a ter uma relação melhor com as finanças e com o consumo.

Sistema contábil - AgroNota

Dica 4: escolha sua localização

Ao escolher a sua localização leve em consideração as facilidades que o seu cliente pode ter ao acessar e localizar o seu escritório. Assim, preste atenção nas vias de acesso, no tráfego, no estacionamento e na segurança do local.

Ademais, lembre-se de considerar as instalações e a infraestrutura interna, pois o ambiente em que estamos, altera o nosso comportamento.

O ambiente afeta o comportamento, assim como o comportamento afeta o ambiente.

Portanto, planeje para que o local de trabalho seja confortável e permita que os seus funcionários doem o melhor de si. Nos dias atuais, os clientes não só querem um serviço de qualidade, mas buscam estar em lugares agradáveis e receptivos.

Dica 5 para abrir uma contabilidade: forme uma equipe

Nesse passo, você deve entender qual a quantidade de profissionais você precisa no seu dia a dia e quais são as tarefas que podem ser terceirizadas. Ao prever a montagem da equipe, seja criterioso, garantindo que contratará profissionais qualificados e dispostos a fazer acontecer.

Nesse sentido, ao montar uma equipe preparada você estará focando na qualidade dos serviços prestados pelo seu escritório contábil, investindo na satisfação de seus clientes.

Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Dica 6: elabore estratégias de marketing

Desde os primeiros passos do seu negócio, é importante que você preocupe-se com a sua divulgação. Como diria o ditado ”quem não é visto não é lembrado”.

Para que as suas campanhas de marketing sejam certeiras, lembre-se de voltá-las à sua persona, que nada mais é que a representação fiel do seu público-alvo. Desse modo, é preciso entender quais os gostos e interesses dos seus clientes, para que o seu investimento tenha o melhor retorno possível.

Dica 7 para abrir uma contabilidade: aproveite oportunidades

Uma das melhores dicas para um escritório de contabilidade crescer é não perder nenhuma oportunidade de vista. Em outras palavras, significa dizer que estar de olho nas tendências de mercado e aproveitar delas, é fundamental para quem busca desenvolver-se e conquistar o seu lugar.

É notório, que o bom posicionamento no mercado não combina com estagnação. Portanto, esteja sempre atualizando-se e trazendo novas tecnologias para otimizar e auxiliar, aposte nesta prática.

Em um artigo para a revista Inc. o coach de negócios Gordon Tredgold dá quatro razões para inovar: favorece o crescimento, dá um diferencial perante a concorrência, satisfaz as necessidades do consumidor e atrai os melhores talentos.

Como abrir uma contabilidade?

Cada vez mais essencial para empresas, a contabilidade é uma área em crescente progresso. Nesse ínterim, os contadores estão cada vez mais requisitados e muitos estão enxergando a oportunidade de aproveitar a demanda e criar o seu próprio negócio.

Mas e você sabe quais são os passos para criar um escritório contábil? Pensando em te auxiliar neste processo, separamos um passo a passo imperdível, facilitando empreender e abrir uma contabilidade de sucesso. Confira:

Passo 01 – Fazer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

Para iniciar o processo de abrir uma contabilidade, o primeiro passo é obter o seu CRC. De antemão, o decreto de lei no 9.295/46 estabeleceu a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Contabilidade, como consta no artigo 12:

  • Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

Ou seja, para exercer a profissão de contador de maneira legal no Brasil é essencial cumprir os requisitos acima. Assim, podemos dar sequência ao processo de abrir uma contabilidade.

Passo 02 – Registro em órgãos necessários

Além do CRC, para que seja possível abrir o seu escritório contábil é necessário que alguns outros registros sejam realizados, bem como:

  1. Registrar na Junta Comercial
  2. Registro na Secretaria Estadual da Fazenda
  3. Licença de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros local
  4. O registro na Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ)
  5. Escrituração na Entidade Sindical Patronal (é obrigatório contribuir anualmente)
  6. Registrar para a obtenção de alvará de funcionamento na prefeitura do município
  7. Registro no sistema Conectividade social – INSS/FGTS da Caixa Econômica Federal
  8. Consulta de local e emissão das certidões, inclusive do alvará de funcionamento, na prefeitura.

Passo 03 – Estabeleça objetivos

Ao passar pelo passo 01 e 02, que contemplam a parte burocrática do processo, pensar nas estratégias do seu negócio também é um passo importante para abrir uma contabilidade. 

Sobretudo, ao empreender você possui um papel fundamental no desenvolvimento de sua empresa: definir metas.

Um objetivo sem um plano é somente um desejo.

Ao mesmo tempo, apenas definir um objetivo não é suficiente. Para que o  seu negócio esteja no caminho certo, é importante que as estratégias e as metas andam em conjunto, trabalhando lado a lado. Por isso, revise os objetivos periodicamente e atualize conforme às reais necessidades da empresa.

Passo 04 – Escolha um software

Nos dias atuais, a tecnologia auxilia na criação de sistemas inteligentes que facilitam processos e otimizam o tempo dos contadores. Desse modo, muitas tarefas são automatizadas e a praticidade é alcançada.

Contudo, com o constante acesso à inovações, há uma ampla variedade de softwares no mercado, basta você pesquisar e entender qual é o sistema que melhor adapta-se à sua demanda.

Mas, antecipadamente, posso lhe garantir que com a escolha certa, seus funcionários terão facilidade e rapidez, além de possibilitar a centralização de informações. Ou seja, um sistema contábil pode agregar muito valor à sua empresa. Contrate com sabedoria.

Mãos à obra

Abrir uma contabilidade não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Entretanto, pode ser extremamente proveitoso ao passar do tempo, com paciência e foco.

Uma dica extra e muito valiosa é estar presente e com muita determinação nos primeiros meses de empresa. Assim, entender e agradecer o caminho é garantia de sucesso na chegada. Vale ressaltar que para que o seu negócio desenvolva-se, o foco e os objetivos bem definidos são imprescindíveis.

Ademais, considere investir em canais de marketing, divulgando o seu trabalho em redes sociais e também de maneira mais tradicional, como por panfletos e anúncios em jornais ou rádios.

Além disso, esteja aberto a receber feedbacks e opiniões que possam agregar ao seu atendimento ou ao crescimento de seu escritório contábil. E mãos à obra! Toda a equipe AgroNota deseja-te sucesso nesta trajetória. Conte conosco!

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça o AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Com o AgroNota você automatiza processos e elimina erros. Emita NF-e, gere LCDPR e simule o Imposto de renda tudo em uma única plataforma. Não perca tempo, comece a otimizar sua contabilidade agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre como abrir uma contabilidade? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!