Consultoria contábil para o produtor rural: o guia exclusivo de vendas

O processo de vendas da consultoria contábil para o produtor rural está sendo difícil? Fique tranquilo, esse guia tem a solução para os seus problemas.

A consultoria contábil para o agronegócio abre infinitas possibilidades para que o produtor rural agregue valor em sua propriedade e confie os seus dados fiscais nas mãos de quem entende do assunto.

Nesse sentido, é importante que você, contador, saiba como abordar, explicar e vender os seus serviços. Ou seja, o produtor rural demanda um atendimento específico, com um linguajar adequado e uma comunicação eficiente.

Além disso, todos nós sabemos que a propaganda é a alma do negócio! Portanto, muito mais do que ser um excelente profissional, saber apresentar ideias, oportunidades e posteriormente resultados, é o que fará a diferença para conquistar, ou não, um cliente.

Sobretudo, em momentos de crise, como a que estamos vivendo, é essencial reforçar a confiança, para que seja possível conquistar e fidelizar o seu público-alvo.

A inquietação, que gera a dúvida e a dúvida, que gera a curiosidades, te trouxeram até aqui. Agora, você poderá entender e aperfeiçoar as suas técnicas, visando aumentar a satisfação e a percepção de qualidade de seus clientes. Confira:

Excelência não é uma habilidade. É uma atitude.

Estratégias para vender a consultoria contábil

Estratégias para negociar com o produtor rural

O agronegócio é recheado de peculiaridades e este, possui quase um vocabulário próprio. Sendo assim, para que você fale e ele entenda, é necessário que vocês dialoguem no mesmo idioma.

Isso significa dizer, que o contador precisa ser altamente mutável, adequando-se conforme o ambiente e o cliente.

Ademais, o perfil de um produtor é, normalmente, de desconfiança e insegurança, demandando que você mostre que domina o assunto e, que ele estará contando com alguém que sabe de seus anseios e necessidades. Desse modo, venda mais que uma prestação de serviço, venda o caminho do sucesso.

Em síntese, é fundamental que você compre o “peixe” que você vende. Resinificando o ditado popular, significa dizer que você deve acreditar no seu serviço e fazer isso por algo maior, bem como uma missão, um valor ou ainda, por amor ao que faz.

Em outras palavras, as melhores estratégias são aquelas que criamos com responsabilidade e experiência no mercado. E afinal, fica muito mais fácil vender algo realmente bom e que agrega valor na vida das pessoas, não é?

Acredite no potencial da sua prestação de serviço e a veja como um pedaço de caminho, daquele que precisamos percorrer para chegar à algo grandioso.

Entretanto, existem técnicas eficientes para que a negociação da sua consultoria contábil para o produtor rural seja de qualidade e digna de uma fidelização. Veja abaixo

Estratégias eficiente para o contador rural

Quebre o gelo e mostre-se como alguém de sucesso

Você sabia que existe um roteiro utilizado por grandes vendedores, que auxilia-te na negociação? É isso mesmo! Ao abordar pela primeira vez um cliente, é fundamental que você quebre o gelo e mostre-se como alguém de sucesso. Para tanto, confira as atitudes imprescindíveis para passar uma boa impressão:

  1. Seja pontual e cumprimente o seu potencial cliente com empolgação e simpatia. A psicologia do sorriso nos mostra que sorrir gera um impacto positivo em toda e qualquer situação (é um ato de empatia e benevolência).
  2. Apresente-se de maneira sucinta e explique, em síntese, a sua empresa e seus valores. Lembre-se de ser breve e o mais claro possível.
  3. Nunca fale de seu produto imediatamente, isso faz com que o ouvinte entenda que você quer apenas vender. Utilize a técnica rapport para iniciar a conversa (criando uma sintonia e gerando relações mais profundas).
  4. Utilize o mesmo “universo de linguagem”, assim a sua comunicação fica mais eficiente e agradável. Lembre-se: o bom vendedor é aquele que transforma uma venda, em uma boa e confortável troca de informações.

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Utilize a técnica rapport

O rapport é uma técnica que visa criar empatia entre o vendedor e o cliente. Desse modo, está relacionado com a criação de um relacionamento concreto e duradouro, baseando-se na sinceridade e confiança. Para criar esta relação, você deve seguir alguns passos:

  1. Mapeia a interação do produtor com a empresa: se houve contato anterior, você pode analisar o que foi conversado para oferecer insights ou solicitar um feedback. Assim, o cliente sente que você quer ajudar e isso pode ser um fator contribuinte para uma comunicação mais efetiva.
  2. Use a técnica de espelhamento: a técnica de “espelhar” é em suma, copiar a forma de se comportar e falar do produtor. Ou seja, se maneira sutil, você pode acompanhar os gestos, entonação de voz e gírias, gerando empatia.
  3. Trabalho de detetive: pesquise tudo que você puder sobre o produtor, antes de encontrá-lo. Com estas informações é possível criar um atendimento personalizado e facilitar a conexão entres as partes.

Atendimento eficiente com o produtor rural

Seja um camaleão em vendas do agronegócio

Esta é uma dica de extrema importância, pois nem todos os produtores entenderão tudo sobre o seu serviço de consultoria contábil. Desse modo, é essencial que você adapte-se ao ambiente e explique conforme a demanda do atendimento.

Um exemplo bem simples: se o produtor fala de maneira mais formal e mostra-se entendido sobre contabilidade, haja como tal. Porém, caso o produtor seja mais informal e está buscando entender melhor sobre o processo contábil, flexibilize e adeque-se a esta situação.

Afinal, de nada adianta falar bonito e demonstrar domínio se você não conseguir fazer ser entendido. Portanto, seja um camaleão e conforme a individualidade de cada um, regule e harmonize seu agir, pensar e falar.

Promova experiências positivas

De antemão, estude, busque e responda com uma qualidade além da esperada, faça com que o cliente senta-se especial. Ademais, adentre o agronegócio à tecnologia e demonstre que estar conectado pode trazer otimização de tempo e facilitação de processos.

Sobretudo, não se deixe esquecer que a excelência de seu serviço e atendimento pode colocar você e seu escritório contábil, em posição de destaque, muito acima de seus concorrentes.

Contabilidade rural no agronegócio

Como a tecnologia pode agregar valor à sua consultoria contábil

Você já pensou em automatizar os seus processos burocráticos referentes à consultoria contábil para o produtor rural? Isso já é possível. Softwares para contabilidade rural contemplam a inteligência artificial e trazem otimização de tempo para o seu escritório de contabilidade.

Uma pesquisa realizada pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) mostra que a tecnologia já é um recurso utilizado pelo agronegócio. De acordo com os dados obtidos, 67% das propriedades agrícolas utilizam algum tipo de inovação tecnológica. 

Nesse sentido, por meio de pesquisas realizadas pelo Sebrae, é possível compreender que grande parte dos produtores rurais já estão habituados a contar com este recurso para realizar atividades do seu próprio negócio.

Portanto, a tecnologia e as constantes inovações já podem agregar valor à sua prestação de serviço, bem como emitir Nota Fiscal do Produtor Eletrônica de maneira rápida e de qualquer lugar com acesso à internet.

Além disso, emitir nota à nota para gerar o livro caixa, ficou no passado. Receba os Documentos Fiscais Eletrônicos automaticamente, em tempo real, através de uma integração com a Sefaz e o CPF do Produtor Rural. O AgroNota possui tudo isso e muito mais. Veja:

Vantagens do software para contabilidade rural: AgroNota

Com a necessidade de uma contabilidade cada vez mais consultiva, surge a necessidade de centralizar informações e otimizar os processos que antigamente, demandavam muito tempo.

Pensando nisso, a equipe AgroNota elaborou um sistema completo, rápido e intuitivo, visando facilitar a rotina contábil e possibilitar a ampliação de sua cartela de clientes.

O AgroNota é a plataforma 100% online que aproxima o produtor rural ao contador. Automatize seus lançamentos e esqueça os erros! Com o nosso software para contabilidade rural você adquire tudo em uma única plataforma.

Em outras palavras, a inteligência AgroNota reúne os dados sobre a propriedade rural. Você ganha tempo eliminando tarefas manuais, monitora pendências com a Receita Federal e ganha uma visão geral da gestão rural, em um único lugar.

AgroNota

Emita Nota Fiscal do Produtor Eletrônica

De forma simples e rápida, você emite a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em poucos segundos. Com a ajuda de automações inteligentes como a busca automática da tributação dos produtos você ganha tempo e segurança.

Gere Livro Caixa Digital de Produtor Rural

O AgroNota baixa as notas vinculadas à SEFAZ, faz a categorização e deixa tudo pronto para a conferência e escrituração.

Você pode imprimir o Livro Caixa Atividade Rural ou o Livro Caixa Digital (LCDPR). Não perca tempo digitando nota à nota, o AgroNota faz esse trabalho de forma automática para você.

Simule o Imposto de Renda

Tenha previsibilidade do valor do imposto de renda. Faça simulações da declaração do IR (completa e simplificada) para facilitar a tomada de decisões na gestão rural.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Consultoria contábil com o auxílio AgroNota: como funciona?

Vender sua consultoria contábil para o produtor rural e agregá-la por meio do AgroNota, é simples e rápido. Ao contratar o nosso sistema você terá acesso a um painel intuitivo, nele, você terá anexo os dados de cada propriedade, individualmente.

Além disso, poderá acessar o aplicativo do contador e, se quiser, será possível compartilhar o aplicativo do produtor com o seu cliente, permitindo que ele emita NFP-e diretamente de sua fazenda. Vale ressaltar que este compartilhamento é opcional.

Nesse sentido, após a contratação, a sua consultoria se torna automatizada. Ou seja, você cadastra o produtor e começa a gerar informações fiscais. Sempre que quiser consultar, basta acessar de qualquer dispositivo com internet.

Caso o seu produtor precise de auxílio para a previsibilidade do imposto de renda, sem muito esforço, você observará as recomendações. Afinal, nem sempre realizar grandes compras pode ser de imediato, não é?

Com o AgroNota você presta este tipo de consultoria, possibilitando que o seu cliente tome decisões assertivas e com inteligência.

Por que eu preciso de técnica para vender meus serviços?

Assim como no início do seu empreendimento você realizou um plano de negócios, para as vendas não será diferente. Ou seja, para que o seu escritório prospere e alcance cada vez mais clientes, é essencial que você trace metas e estratégias, demonstrando o valor do profissional contábil.

Mas como? O que fazer para que os produtores rurais parem e escutem o que o contador tem a dizer? Como agarrar oportunidades e não deixar nada para trás?

A resposta é simples: elaborando táticas processuais e discursivas. Entretanto, esta execução não é nada fácil. Isso porque, o contador precisa estruturar e reestruturar o seu discurso várias vezes e de inúmeras maneiras. Mas fique tranquilo, para isso, temos técnicas bem sucedidas para a estruturação comercial. Veja:

Técnica P.A.S.T.O.R

A técnica P.A.S.T.O.R é uma estratégia que o AgroNota recomenda para você, como uma forma de apresentar os seus serviços contábeis:

  1. Problema
  2. Aumento do problema
  3. Saída
  4. Testemunho
  5. Oferta
  6. Resposta.

A ideia desta técnica é guiar o seu potencial cliente através de um processo planejado. Em suma, faz com que o empresário entenda melhor sobre o seu próprio negócio.

Em outras palavras, é mensurado os problemas e exposto as suas respectivas consequências. Por fim, elabora-se um plano para desenvolver, checar e agir na resolução dos problemas. Confira abaixo:

1. Problema

Com uma forte análise de mercado, conseguimos entender que o clichê “soluções contábeis para a sua empresa” não capta mais a atenção de empresários, bem como a do produtor rural. Aliás, na concepção de muitos deles, não existe a necessidade do seu serviço.

Portanto, se você quer vender a sua prestação de serviço com eficiência, a sua postura deve ser diferente. É importante que você saiba qual é a real dificuldade dele, o que tira o seu sono ou ainda, aquilo que ele não se deu conta que está errado, pois já faz parte da rotina.

Nesse sentido, a fórmula mágica é demonstrar o problema de maneira acessível. Vamos trazer uma situação hipotética. Ao abordar o seu cliente, você traz a ele dados gerenciais, com indicadores da empresa. Sucesso, né? Não! Provavelmente a resposta do produtor rural será “eu já tenho acesso a todas essas informações”.

Ressignificando, você pode apresentar as soluções do seu serviço por meio de perguntas como “você já teve dificuldades para entender os dados da sua empresa e o quanto ela lucra”? Estas são ideias de boas abordagens ao vender serviços contábeis.

Percebeu a diferença? Trazemos o problema e o cliente se identifica. A partir disso o cliente indiretamente percebe que precisa da solução. Não perca tempo vendendo o seu serviço maravilhoso. É hora de trazer um problema e amplificá-lo.

2. Amplificação do problema

É neste momento que você leva o seu cliente às alturas. Ou seja, entendendo melhor qual a real dor do proprietário, você pode utilizar isso ao seu favor. Sobretudo, amplificar o problema é trazer para ele as consequências que os mesmos podem gerar no negócio.

Seja verdadeiro e sucinto. Coloque na mesa o que pode vir a acontecer, caso nada feito. Posteriormente, é o momento de mostrar que há uma saída.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

3. Saída

A saída é a chance de acabar com a dor de cabeça do produtor rural. Muitas notas fiscais? Você perde-as com frequência? Precisar gerar LCDPR e não possui todas as informações necessárias?

É aqui que você conta que possui a solução. Que com o AgroNota todas as notas fiscais geradas em seu CPF estarão centralizadas e escrituradas, de maneira automática, sem dores de cabeça.

Dificuldades para emitir nota fiscal do produtor eletrônica? Os problemas acabaram, em poucos cliques, de forma intuitiva e de onde estiver, você emite suas notas fiscais e permanece em dia com a Receita Federal.

E o imposto de renda com previsibilidade? Precisa controlá-lo para que as suas compras sejam realizadas no momento certo? Com a prestação dos serviços contábeis + o AgroNota tudo isso é possível.

Maravilhoso, não é mesmo? Não basta satisfazê-lo, é preciso encantá-lo. Traga a esperança e convença ele com um testemunho.

4. Testemunho

Se as palavras não forem suficientes para convencer o seu cliente, utilize um testemunho. Nesta hora você deve mostrar casos de sucesso. Utilize todas as ferramentas ao seu favor e tenha domínio e convicção de que o seu serviço pode realmente melhorar a vida do produtor.

5. Oferta

Agora sim é o momento exato em que você pode falar sobre você, sua empresa e seu produto. Como nós podemos solucionar os problemas levantados? Contudo, faça uma proposta e elabore a sua oferta de serviços.

6. Resposta

Após a proposta, esperamos a resposta. E esta, é a última etapa da técnica P.A.S.T.O.R, não temos dúvidas de que ela será positiva e que o seu escritório contábil será um sucesso.

Como abordar o produtor e oferecer a consultoria contábil com o AgroNota

Seguindo todas as dicas que já mencionamos anteriormente, você deve passar segurança, confiança e domínio para o produtor rural. Em síntese, apresentar os seus serviços e estipular o valor dele, é essencial. Porém, é fundamental ter cuidado para vender no momento exato.

Nesse sentido, você, contador rural, deve expor a sua consultoria contábil e suas vantagens, depois de entender os problemas do cliente. Mês a mês, por exemplo, o serviço prestado para uma propriedade rural será a de gerar NFP-e, escriturar o LCDPR e prever o Imposto de Renda para o produtor rural. Com isso, por esta consultoria, será cobrado “X” reais.

Dessa maneira, você pode abordar o seu cliente conforme o passo a passo:

1. Demostre para o seu cliente que ele possui essa necessidade, fazendo com que o produtor rural entenda que o seu serviço e o AgroNota, podem ser a solução para os seus problemas.

2. Você tem a solução. Basta aborda-lo corretamente, seguindo a técnica P.A.S.T.O.R e encaminhá-lo para uma proposta. Lembre-se de ter paciência e de deixar de lado o imediatismo.

3. Coloque em prática estas ações e demonstre o seu serviço para o seu cliente, assim ele adquirirá confiança em seu negócio. Posteriormente, predefina um valor, que faça sentido para o seu escritório contábil.

4. Ofereça uma consultoria mensal, que contemple a geração de LCDPR, a emissão de NFP-e e a simulação e previsibilidade do Imposto de Renda do Produtor Rural.

5. Desse modo, ficará simples e fácil monitorar as informações da propriedade rural e prestar uma consultoria eficiente. Você conseguirá auxiliar o seu cliente na tomada de decisão e nas obrigações fiscais, com um sistema intuitivo e completo.

Considerações

Diante de todas as informações acima mencionadas, conseguimos entender tudo que o contador precisa saber para vender a sua consultoria contábil para o produtor rural. 

Sendo assim, crie suas próprias estratégias e esteja em constante evolução. Ademais, conte com o auxílio de sistema de qualidade, que jamais te deixarão na mão.

Por fim, consideramos de extrema relevância que o contador rural seja um camaleão nas vendas, adequando-se conforme as necessidades provenientes do ambiente e de seus clientes.

Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça o AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre consultoria contábil para o produtor rural? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!