Escritório contábil: por que se especializar no agronegócio

Que o agronegócio é um mercado em alta, não tem como negar, não é? Mas e como o escritório contábil pode especializar-se e atender de maneira rentável o setor?

Segundo dados, o Brasil deve se tornar o maior produtor agrícola do mundo ainda neste ano, contribuindo com 1/4 de todo o PIB brasileiro, ou seja, aproximadamente 25%. Segundo a Embrapa, só em grãos, alimentamos 1,2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Tornou-se notório que o setor agro movimentou e segue movimentando a economia em anos difíceis, com o isolamento social. Ademais, em crescente expansão, o setor de produção rural precisa contar com profissionais das mais diversas áreas, inclusive a contabilidade.

A contabilidade rural, que mostra-se em crescimento, é de extrema relevância para que o produtor possa fazer o que sabe melhor: produzir. Desse modo, o efeito positivo que estes dois setores juntos podem gerar, é indiscutível.

Ou seja, o escritório contábil responsabiliza-se em gerenciar as finanças de todos os processos burocráticos e o produtor, terá apenas a preocupação em encontrar os melhores meios para melhor produzir e gerar lucros.

Sabendo disso, preparamos este artigo exclusivamente para você, contador, que busca saber mais sobre a área de atuação da contabilidade rural. Veja como:

Oportunidades de trabalho do escritório contábil no agronegócio

Como citado anteriormente, o agronegócio é um mercado em constante expansão. Nesse sentido, muitos cenários podem surgir da derivação e demanda no setor da agricultura e pecuária. E quais as possíveis atuações do contador? Confira abaixo:

Sistema de crédito agrícola

O sistema de crédito agrícola é uma modalidade de financiamento para as atividades agropecuárias do país. Com isso, este sistema visa auxiliar no desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

Portanto, o contador rural pode trazer o conhecimento necessário para o produtor, informando e ajudando-o no processo de solicitação do crédito agrícola.

A contabilidade de hoje em dia tende a ser muito consultiva. Sabendo disso, conter os conhecimentos certos para orientar com clareza e assertividade, é essencial para o andamento positivo do mercado.

Ademais, os processos burocráticos levam tempo e a sua prestação de serviço pode se responsabilizar por tal solicitação. Assim, o produtor fica despreocupado e coloca o seu negócio nas mãos de quem entende do assunto.

Reformas trabalhistas

Com a reforma trabalhista aprovada em 2017, fomentou debates polêmicos em diversas áreas. Uma dessas mudanças, está o projeto de lei que prevê o pagamento de trabalhadores rurais com remuneração de qualquer espécie.

Desse modo, esta é uma das situações adversas que devem ser acompanhadas de perto por um profissional qualificado. Assim, o contador pode avaliar as transformações e mensurar o impacto de cada uma delas.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Arrendamento

O arrendamento de terras é um prática comum no mundo agrícola, ainda mais em tempos de pandemia, onde o poder de compra fica estagnado.

Esta solução para o cultivo em terras alugadas também deve ser acompanhada por um contador, evitando assim, eventuais problema.

Contudo, os processos contratuais, por mais desgastantes de sejam, são de extrema importância. Pois, o seu escritório contábil pode garantir que ambas as partes estejam amparadas à respeito de obrigações fiscais e responsabilidades legais.

Carga tributária

Segundo dados, a carga tributária de um produtor rural pode contemplar até 30% de sua renda. Entretanto, são poucos que realmente detém os conhecimentos necessários para orientar o proprietário com esta obrigação.

Isso porque, muitos desconhecem as finalidades e os valores fixos para o recolhimento de cada tributo. Por isso, o contador deve organizar dados e conhecer o pacote de obrigações, permitindo que o produtor planeje-se para este recolhimento mesmo em épocas de quebra de safra.

Tecnologia

Com as novas exigências surgindo sobre o mercado do agronegócio, bem como a geração obrigatória do livro caixa digital do produtor rural, as tecnologias vêm para agregar valor à sua prestação de serviço.

Ou seja, otimizar o tempo de trabalho manual e fornecer ao seu cliente uma maneira simplificada dos processos, pode ser seu diferencial competitivo.

Afinal, a inovação permite que análises mais inteligentes e certeiras sejam feitas. Contudo, softwares para contabilidade rural podem trazer uma melhor visualização e cruzamento de dados, além de facilitar tarefas que demandam muito tempo, automatizando seu escritório.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Considerações

O aquecimento no setor do agronegócio é inegável. Portanto, nasce-se uma possibilidade de mercado: a consultoria contábil para o produtor rural.

Em síntese, o contador que souber moldar-se e prestar este tipo de serviço, estará investindo em uma demanda de extrema relevância, principalmente para os próximos anos.

A geração de LCDPR, por exemplo, é uma das deixas para que você una-se à um sistema para contabilidade rural e inicie a construção do seu domínio.

Por fim, lembre-se de que as inovações podem trazer para o seu escritório contábil a otimização de tempo que você precisa, permitindo a prestação de um serviço de qualidade e gerando experiências positivas ao seu cliente.

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre escritório contábil? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!