Gestão de tempo em uma fazenda: aprenda a turbinar as horas

Gestão do tempo em uma fazenda: 4 dicas essenciais 

Gerir uma propriedade rural demanda tempo e quando não conseguimos administrar este período, impactamos a produtividade de uma safra, com muita facilidade.

Felizmente, a gestão do tempo em uma fazenda é um problema simples de ser resolvido, demandando organização e mudança de práticas e hábitos maléficos, tudo para gerar benefícios para o seu negócio.

De antemão, a melhor maneira de gerir o tempo com qualidade é aproveitando as horas do seu dia com inteligência. Portanto, otimize as tarefas que podem ser descomplicadas, com a ajuda da tecnologia, por exemplo.

Por isso, separamos 4 dicas infalíveis para que você consiga melhorar a gestão de tempo em uma fazenda. Acompanhe abaixo:

O que é gestão do tempo em uma fazenda?

Ao contrário do que muitos imaginam, a gestão do tempo não está relacionada com o controle 100% do seu dia, até porque, sabemos que isso é impossível.

Em síntese, a gestão do tempo consiste em planejar e organizar as suas horas disponíveis, para que as suas tarefas sejam realizadas conforme as suas prioridades, de maneira otimizada.

Um profissional que consegue gerir o seu tempo é muito mais organizado, produtivo e motivado. Afinal, tempo é dinheiro, não é?

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Por que a gestão de tempo em uma fazenda é importante?

A rotina do campo é acelerada e demanda operações constantes para a administração eficiente do tempo. Isso porque, com a grande quantidade de afazeres, fica difícil conciliar os diferentes setores e dar a atenção necessária para cada tarefa.

Nestes casos, a falta de organização contribui para perda de tempo. E a desorganização torna as operações insustentáveis, afetando a produtividade e lucratividade de uma safra, por exemplo.

Para que este cenário seja modificado, a administração eficiente do tempo é ideal. Pensa comigo: quando possuímos a noção de quais tarefas devem ser executadas, com o seu prazo e a prioridade destinada a ela, otimizamos o nosso dia.

Ou seja, com o planejamento de suas atividades e prioridades, as funções tendem a durar menos tempo e contribuir para uma rotina produtiva e focada.

Sobretudo, para que o desempenho de sua equipe seja cada vez mais eficiente, listamos um passo a passo para que você inicie a sua gestão de tempo em uma fazenda. Confira:

Mapeia tarefas

Entender e visualizar qual a sequência produtiva de sua atividade agrícola é o primeiro passo. Para isso, anote as atividades que são de sua responsabilidade. Parta do mais amplo e vá até o mais detalhado.

Por exemplo, se você executa a atividade administrativa, uma de suas responsabilidades é planejar a safra, definindo desde o orçamento de custos até tarefas mais simples, como a verificação de e-mails.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Desse modo, para organizar tarefas, não poupe na descrição. Portanto, inclua pequenas ações dentro de uma sequência de execuções. Isso porque, com um mapeamento pronto, a compreensão das funções como um todo fica clara e assertiva.

Classifique-as pelo nível de prioridade

Com todas as atividades listadas, vamos ao segundo passo: categorizar e priorizar. Você pode iniciar classificando o seu período e descrevendo a urgência e regularidade para executar cada tarefa proposta.

Ou seja, classifique-as como: diárias, semanais e esporádicas, por exemplo. Nós entendemos que não é fácil realizar tudo ao mesmo tempo, mas com organização é possível suprir a demanda, embasando-se em um cronograma de prioridade.

Você também pode classificar como importante ou urgente. Essa técnica é muito utilizada e conhecida como Matriz Eisenhower, onde consideramos:

  • Importante: tarefas que exigem planejamento e tempo para realização;
  • Urgentes: tarefas que exigem resposta rápida e em um menor prazo para realizar-se.

Veja um exemplo de como você pode dividir o seu tempo:

distribuição de tempo para uma fazenda

Além disso, existem diversas tarefas que podem ser automatizadas, padronizadas e otimizadas, reduzindo o tempo gasto em atividades repetitivas, por exemplo. Desse modo, atente-se às novas tecnologias que podem lhe auxiliar.

Veja também: impostos do produtor rural – conheça as principais tributações 

Crie uma rotina

Conhecendo as suas prioridades, torna-se muito mais simples criar uma rotina eficiente, produtiva e saudável de trabalho. Um dica muito importante é a criação de um cronograma que te auxilie a visualizar as atividades e quando deve colocá-las em prática.

Outra dica é descobrir quando você sente-se mais produtivo e motivado, para que as atividades sejam destinadas em maior quantidade, neste período.

De maneira geral, com estas informações em mãos, criar uma rotina torna-se fácil e possibilita estar atrelada à maior produtividade de sua fazenda.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Automatize tarefas burocráticas

Grande parte das atividades rotineiras de uma propriedade rural são repetitivas e burocráticas. E, felizmente, diversas tecnologias já estão presentes no mercado para automatizar alguns destes processos.

Neste caso, o software para a parte da contabilidade rural agrega valor ao seu negócio e diminui o tempo gastos em tarefas manuais. Emita NFP-e em segundos, gere Livro Caixa do Produtor Rural e simule o Imposto de Renda, tudo com a facilidade que você precisa.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Aprenda como administrar as horas em uma fazenda

Aprender sobre a gestão de tempo em uma fazenda é essencial para que você alcance os seus objetivos e seja bem sucedido em sua vida profissional.

A qualidade do tempo e como você administra-o são fatores de extrema relevância para que você lide com os desafios e imprevistos do dia a dia. Afinal, a gestão do tempo e a produtividade estão intimamente interligadas.

E então, como eu posso administrar com eficiência o tempo e turbinar as horas de trabalho? Confira tudo abaixo:

Organização é tudo

A organização é uma peça fundamental para a gestão de tempo em uma fazenda. Isso acontece, pois quando não nos planejamos, tendemos a gastar mais tempo para executar uma tarefa.

Desse modo, a organizar é o primeiro passo para gerenciar com qualidade o seu tempo. Para isso, você pode criar uma lógica de organização, com um planejamento ou ainda, da melhor maneira que você venha a encontrar.

Priorize

Saber priorizar e categorias as suas atividades cotidianas pode ser um ponto muito importante na gestão de seu tempo. Portanto, separe aquilo que precisa de prioridade e construa um cronograma em cima disso.

Assim, com um melhor entendimento sobre as reais necessidades do seu dia a dia, você consegue otimizar o seu tempo e entregar com tranquilidade, todas as suas obrigações.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Uma tarefa de cada vez

O óbvio também precisa ser dito: quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, acabamos não fazendo nada.

De antemão, ao realizarmos uma atividade, demandamos estar em consonância, concentrando-se para a conclusão da mesma.

Sendo assim, encontre o seu ritmo e realize uma obrigação de cada vez, sem criar um turbilhão de emoções em seu cérebro. O segredo é o foco.

Veja também: escritório contábil – por que se especializar no agronegócio 

Podemos facilmente explicar este fato, pois ao interromper tarefas, você vai aos poucos se desconcentrando na atividade específica e se reconcentrando em outras milhares de coisas.

Com isso, você precisa refazer o processo várias vezes, reconectando-se com o ideal e assim, perdendo tempo e demorando muito mais para realizar a mesma função.

Lei de Parkinson

Este princípio foi criado por Cyril Northcote Parkinson e afirma que o trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização.

Basicamente, para Parkinson, era necessário estipular um tempo para terminar determinada tarefa. Ou seja, você realiza em seu próprio tempo, mas com dedicação total.

Delegue tarefas

Concentre-se naquilo em que você é bom, delegue todo o resto.

Esta derivação do pensamento de Steven Jobs mostra-nos que por mais inteligentes e focados que sejamos, jamais seremos bons em tudo, é humanamente impossível.

Em outras palavras, foque-se em fazer o que você domina e delegue, para outras pessoas, todo o resto. Assim, o trabalho será, integralmente, realizado por quem é apropriado e propício para tal encargo.

Otimize processos

Uma vez em que você começa a administrar o seu tempo, não pare. Ou seja, mantenha a constância e sempre busque por soluções que possam otimizar tarefas.

Em síntese, analise os resultados pessoais e encontre brechas e pontos em que você pode melhorar. Outro segredo para o sucesso é evoluir, degrau por degrau, um pouquinho a cada dia.

O tempo está em escassez?

Tudo é sobre tempo, ou melhor, sobre a falta dele. Em uma rotina acelerada e atarefada, temos facilmente a sensação de correria de tempo.

É muito comum ouvirmos “o tempo parece que voa…”. Absolutamente tudo mudou e quando precisamos focar em algo, milhões de pensamentos aparecem e te desfocam, não é?

Não sinta-se sozinho, o mundo agitado e hiperconectado tem mudado a realidade de muitos. Mas, respondendo a pergunta: não, o tempo não está em escassez.

O real problema está atrelado à nós mesmos, não ao tempo. De que maneira estamos distribuindo as horas disponibilizadas em nosso dia? É um tempo gasto com qualidade ou com situações que não agregam valor?

A percepção de tempo é diferente para cada um e, essa variação depende da maneira com que você escolhe perceber. Pensa comigo: ‘o tempo voa’ quando estamos fazendo algo que amamos, não é? E, em contrapartida, parece não passar quando estamos vulneráveis ou infelizes.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Sim, é tudo sobre perspectiva. Mas, como nós podemos utilizar deste fator ao nosso favor? Como já citamos acima, a gestão de tempo é essencial para gastar horas de trabalho de qualidade.

Além disso, devemos treinar nosso cérebro para os momentos em que precisamos nos concentrar, focar e trabalhar. Um ambiente propicio e agradável pode lhe ajudar nessa.

Veja também: imposto de renda do produtor rural – saiba tudo

De antemão, nós sabemos que a vida está mais rápida e se você se sentir pressionado, desacelere. Não atropele o seu tempo, monte um cronograma adequado e principalmente, humanamente realizável.

Muito mais do que ser altamente produtivo, devemos levar em conta a nossa felicidade. Por mais engraçado que seja, às vezes nos esquecemos que há em nós, alguém que precisa de cuidados.

Por fim, esteja preparado para realizar as atividades que você se predispôs a fazer naquele dia, lembrando que nem tudo precisa ir devagar, mas, tudo deve ir com mais qualidade.

Considerações

Para que o seu tempo seja administrado da melhor maneira possível, lembre-se de que o planejamento é essencial para possibilitar esta gestão.

Portanto, leve em consideração as dicas que citamos acima e aumente a sua produtividade, gerindo o seu tempo de maneira mais eficiente. Esperamos ter lhe ajudado. Até logo!

A má notícia é que o tempo voa. A boa é que você é o piloto.

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre gestão de tempo em uma fazenda? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!