Software para contabilidade rural: como escolher o melhor?

Software para contabilidade rural 

Olá, Contador Rural!

A importância do agronegócio para a economia brasileira é inquestionável, não é? Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em 2020 o setor foi responsável pela participação de 24, 31% do produto interno bruto e por mais de 20% dos empregos formais do país.

Desse modo, com as fazendas se equiparando à empresas, muitos recursos e transações devem ser acompanhadas. Portanto, a contabilidade rural é essencial para gerenciar o sucesso deste grande mercado, auxiliando o produtor rural a manter-se em legalidade.

Entretanto, a rotina contábil é acelerada e demanda tempo, nós sabemos. Mas, se você é contador e ainda emite nota à nota para o seu cliente de propriedade rural, este artigo foi exclusivamente feito para você.

Atualmente, com o software para contabilidade rural, tornou-se possível otimizar e automatizar as tarefas burocráticas do dia a dia.

Você já imaginou gerar o Livro Caixa do Produtor Rural com facilidade e digitando quase nada? E permitir que a Nota Fiscal do Produtor Eletrônica seja emitida de onde estiver, dando autonomia ao seu cliente? Estas são algumas das funcionalidades que um sistema para contador rural pode te oferecer.

Se interessou e está preparado para otimizar tempo, ganhar novos clientes e investir na informatização do seu escritório? Então vem com a gente que nós te explicamos tudo que você precisa saber sobre software para contabilidade rural. 

automatização de processos burocráticos com um software para contabilidade rural

Tecnologia é uma palavra que descreve alguma coisa que ainda não funciona

Por que utilizar um software para contabilidade rural

Durante muito tempo a atividade rural concentrava-se em apenas produzir, enquanto todos os demais quesitos, como o gerencial, era colocado em segundo plano.

Contudo, nas últimas décadas a expansão do setor agro e a sua posição de destaque, fizeram com que as obrigações fiscais passassem a ser amplamente observadas. Ademais, a contabilidade rural oferece a possibilidade de tomar decisões mais assertivas, em busca de resultados mais positivos.

Porém, como já citamos, nós entendemos o quão corrida a rotina contábil é. Nesse sentido, ao automatizar atividades que demandam muito tempo, você, contador rural, pode reinvesti-lo no que realmente importa.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Em outras palavras, ao contratar um software para contabilidade rural, você permite que o trabalho manual seja reduzido e que um ampla cartela de clientes possa ser atendida, com agilidade, facilidade e rapidez.

Além disso, ao escolher um software de qualidade você organiza a sua rotina e a torna eficiente e estratégica, possibilitando que você usufrua a tecnologia da melhor forma.

Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber para contratar o melhor sistema para o seu escritório. Confira abaixo:

Dica 01 para escolher o software para contabilidade rural – Defina necessidades

O primeiro passo para que você escolha um sistema contábil de qualidade é entender as reais necessidades de sua empresa. Mensure quais são as atuais dificuldades, queixas e quais processos podem ser automatizados.

Além disso, é importante que você não se prenda ao financeiro neste momento, pois nem sempre o mais acessível irá adequar-se ao seu escritório. Lembre-se: é a tecnologia que deve enquadrar-se e não ao contrário.

É importante frisarmos que como a contabilidade trabalha com dados sigilosos, o sistema que você contratar deve ser o mais seguro possível. Portanto, opte por um software que armazena as informações na nuvem, visto que é a forma mais confiável, pois é criptografado, garantindo o sigilo da rede.

Por fim, entenda a sua demanda e busque o software para contabilidade rural que melhor supra as mesmas. É sempre bom analisar o seu mercado e conhecer diversos sistemas, entendendo melhor as vantagens de cada um.

Dica 02 – Pesquise sobre a empresa

Com a usabilidade da internet cada vez mais comum, empresas de tecnologia estão presentes na web. Portanto, encontrar informações relevantes o suficiente para tomar decisões, é muito fácil.

Ou seja, com a era online aflorada, tornou-se comum que clientes utilizem deste meio para deixar as suas opiniões e sugestões, principalmente relatando a sua experiência de compra. E você, pode navegar por estas considerações e decidir se é ou não, o perfil de empresa que você procura.

Ademais, considere procurar sobre a reputação do sistema em sites de reclamação. Lembre-se que trabalhar com tecnologia é saber que algo pode dar errado em algum momento. O questionamento que deve ficar é: essa empresa estará disponível para me auxiliar caso isso aconteça?

E é este fator que nos leva ao terceiro ponto: terei suporte sempre que precisar de auxílio? Afinal, a sua rotina não pode parar, não é?

Dica 03 para escolher software para contabilidade rural – Suporte

Já imaginou se deparar com problemas no meio do dia, com muitas atividades a serem feitas e o sistema te deixar na mão? Você terá a quem recorrer? O suporte será efetivo e ágil?

Estes são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração ao contratar um software para contabilidade rural. 

Além disso, analise quais os canais de comunicação são possíveis para receber este suporte. É importante considerar estes pontos para que seja fácil e rápida a resolução do problema. Não esqueça de comparar horários de funcionamento e entender se a disponibilidade da empresa supre a sua necessidade.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Nesse sentido, busque compreender a fundo quem serão as pessoas por trás do suporte do sistema escolhido. Afinal, são eles que resolverão os seus eventuais problemas. Eles são treinados? Conseguem me auxiliar com agilidade?

Dica 04 – Trace um plano com os resultados esperados

Um passo importante para escolher a melhor solução tecnológica é traçar um plano e ter definidas quais são as metas e resultados esperados após a implementação de um software para contabilidade rural.

Nesta lista, você e a sua equipe podem adicionar diversos aspectos, como por exemplo, organização interna e redução de falhas operacionais. É relevante que tu planeje demonstrar os resultados, para que seja possível mensurar se o sistema auxiliou no processo de crescimento da sua empresa.

Sobretudo, torna-se cabível que as prioridades do negócio sejam revistas, para que com periodicidade, seja possível acompanhar o avanço e as consequências, positivas ou negativas, da implantação de tal recurso.

Dessa forma, a escolha por um software para contabilidade rural é feita com mais assertividade, embasando-se no que realmente importa. Se você, contador rural, achar necessário, compartilhe o plano de negócio com os demais colaboradores, assim sua equipe se fortifica e caminha para o mesmo lado, em rumo ao progresso.

Dica 05 para escolher software para contabilidade rural – Compare funcionalidades

Para que você acerte na escolha do software para contabilidade rural compare as suas funcionalidades e quais são os principais encargos que seu escritório não pode abrir mão.

Ou seja, atualmente, a geração do livro caixa do produtor rural (LCDPR) é uma estratégia governamental que será obrigatória para todos os produtores rurais, em questão de poucos anos. Por consequência, estar preparado para acolher este proprietário e ofertá-lo a melhor solução, é se diferenciar do mercado.

Você provavelmente sabe o quão burocrático e cansativo é escriturar nota à nota o LCDPR e automatizar esse processo é incrível, não é? Nesse sentido, esta deve ser uma das funcionalidades essenciais no seu sistema.

Por fim, emitir a nota fiscal do produtor eletrônica de qualquer lugar, com poucos cliques e praticamente no automático é tudo que o produtor e o contador precisam. Esteja atento às novas tecnologias e aberto para recebê-las.

Dica 06 – O software é intuitivo e dinâmico?

Ao escolher um software para contabilidade rural que adapte-se a sua empresa e seja condizente com seus processos operacionais, com certeza a sua rotina ficará mais dinâmica.

Além disso, por mais complexa e grandiosa que seja a estrutura de um sistema contábil, ele sempre deverá ser elaborado afim de trazer simplicidade em sua utilização.

Isso deve ser um ponto relevante, pois, para que um software seja bom e acessível para o seu negócio, ele precisa ser descomplicado. Como disse Leonardo da Vinci, a simplicidade é o último degrau da sofisticação.

Considerações

A contabilidade rural tornou-se essencial para o bom funcionamento da propriedade rural, permitindo um melhor controle financeiro e influenciando diretamente no progresso do agronegócio.

Com o auxílio do contador rural estar em dia com as obrigações fiscais torna-se descomplicado, garantindo que atividade econômica do cliente cumpra todos os requisitos legais pertinentes a área, evitando multas e penalidades.

Por fim, agora que você já entendeu todo o processo para adquirir o melhor software para contabilidade rural, conheça o AgroNota, somos um sistema 100% online e com suporte nota 10, aproximando a contabilidade do campo.

Com o AgroNota você automatiza processos e elimina erros. Emita NF-e, gere LCDPR e simule o Imposto de renda tudo em uma única plataforma. Não perca tempo, comece a otimizar seu escritório contábil agora mesmo.

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça o AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!