Tendências do agronegócio: tudo que o contador rural precisa saber

Que a produção rural é uma área em crescimento, não é segredo para ninguém. Entretanto, diversos mercados secundários podem utilizar das tendências do agronegócio para elevar seus resultados, bem como o contador rural.

Nesse sentido, torna-se essencial que o contador estude, analise e mensure as infinitas possibilidades para o ramo.

Em outras palavras, o agronegócio e a sua potência nacional podem impulsionar setores específicos e caminhar com alinhamento à eles.

Por muito tempo a agricultura e a pecuária eram considerados setores de baixa tecnologia, sem muitos atrativos para investimentos e com pouca oportunidade de desenvolvimento socioeconômico.

Esse histórico retrógrado, foi aos poucos se apagando, colocando em seu lugar um ambiente sustentável e eficiente, responsável por 1/4 de todo o PIB gerado no país.

Em síntese, as tecnologias digitais e as biotecnologias, criaram condições para que uma nova era surgisse, gerando agroempreendedores.

Desse modo, adentrar este mundo do agronegócio com o escritório contábil pode ser uma ideia visionária.

Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber sobre as tendências do agronegócio e suas possibilidades de atuação como contador. Veja abaixo:

3 tendências para o agronegócio no pós-pandemia

O agronegócio, como um serviço essencial durante o período pandêmico, foi um dos setores menos afetados pelo recesso econômico advindo do isolamento e das transformações que acompanharam o Covid-19.

Desse modo, estatísticas apontam que é justamente este setor, o agro, que poderá reerguer a economia do país.

Entretanto, mesmo com projeções animadoras, a agricultura e a pecuária não passarão ilesas deste processo, podendo enfrentar grandes desafios no futuro. Veja:

1ª tendência para o agronegócio: tecnologia

A revolução digital foi intensificada e impulsionada pela pandemia, demarcando diferenciais importantes para a produção e desenvolvimento do agronegócio.

No campo, a utilização de tecnologias pode ser responsável por grande parte dessa impulsão.

Em outras palavras, as inovações tecnológicas auxiliam o produtor em sua produtividade, organização e gestão.

Desse modo, o produtor rural é capaz de reduzir custos, prever situações e agir com consciência e assertividade.

Ademais, a tecnologia é um fator contribuinte para que você, contador, consiga adentrar ao mundo do agronegócio e consolidar as suas estratégias de prestação de serviço.

2ª tendência para o agronegócio: AgTechs

As startups do agronegócio devem multiplicar-se no pós-pandemia. Os número de crescimento já impressionavam antes: o primeiro censo, realizado em 2016, mostrava que existiam 76 empresas nesta modalidade; em 2019 essa estatística já era de 1.125.

Assim, o mercado já percebeu essa tendência e tem gerado, cada vez mais, crédito e facilidades para a criação de startups que promovam a modernização e crescimento do setor, que possui alto potencial para expandir.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

3ª tendência para o agronegócio: contabilidade rural

A tendência da contabilidade rural e o agronegócio é, cada vez mais, consultiva. Ou seja, o produtor rural sente a necessidade de consultar o contador para tomar decisões, prever seu imposto de renda e gerenciar as obrigações fiscais de sua propriedade.

Portanto, para que o escritório contábil agilize, centralize e tenha sempre em mãos as informações referentes ao campo, integrar-se com a tecnologia, citada na primeira tendência, é indubitável.

Sendo assim, o contador pode contratar um software completo, que auxilia na geração de informações sobre as receitas e os custos, possibilitando que uma tomada de decisão assertiva seja orientada.

Tendência bônus: LCDPR

Uma das visões muito mencionadas trata-se da escrituração do LCDPR e de sua futura obrigatoriedade para todos produtores, independentemente de sua receita anual.

Atualmente, o LCDPR é obrigatório somente para produtores rurais com renda anual superior a 4,8 milhões de reais.

Entretanto, para quem possui uma visão amplificada sobre negócios, consegue entender que muito em breve este documento será exigido a todos, perante lei.

Neste caso, abre-se uma possibilidade de mercado, na qual se destacará quem já tiver domínio e conhecimento sobre o assunto. Entenda abaixo como o contador rural junto à tecnologia, pode impulsionar o agronegócio.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Contador rural e o mercado em expansão

Como você já sabe, a Receita Federal está cada vez mais atenta às movimentações financeiras do agronegócio. Diversas investigações foram abertas nos últimos anos, buscando encontrar possíveis agricultores que sonegaram impostos.

O despertar perante os produtores rural surgiu após o cruzamento de notas fiscais com as informações contidas na Receita Federal.

Onde foi identificado uma lista de contribuintes que deixaram de apresentar declarações de ajuste anual do IRPF, mesmo tendo auferido receita tributável oriunda de atividade rural.

Em apenas uma destas operações, a Declara Agro, cerca de 30 mil produtores são suspeitos de omitir  aproximadamente R$20 bilhões de reais.

Sobretudo, a RF está se modernizando com rapidez e a cada vez mais verificará com facilidade as inconsistências fiscais nas declarações tributárias.

Contudo, se o principal órgão fiscalizador está tecnológico, deixar a contabilidade rural no passado, é um risco e tanto.

Como o contador rural e a tecnologia podem impulsionar o agronegócio?

O contador rural, unido à tecnologia, pode organizar o gerenciamento e manter as obrigações fiscais em dia, obtendo melhores resultados.

Em síntese, com um mercado competitivo, é fundamental que a contabilidade esteja presente nas atividades agrícolas.

Nesse sentido, com as constantes alterações nas leis do agronegócio, a Receita Federal está cada vez mais de olho nas movimentações de produtores.

Assim, o setor está sendo forçado a encontrar ajuda, esta que você precisa estar preparado para fornecer.

Em outras palavras, é natural que com o aumento desenfreado de transações do agronegócio, o setor chame a atenção do órgão fiscalizador.

Entretanto, os produtores passarão a temer o Fisco muito em breve, entendendo que a Nota Fiscal do Produtor Eletrônica deve ser emitida e que o LCPR ou LCDPR precisa ser gerado.

Contador e produtor rural

Se você possui um escritório de contabilidade, saiba que este é uma oportunidade e tanto para o seu negócio. Contadores que investirem neste conhecimento e oferecerem este serviço, terão uma alta demanda para ser suprida.

E, é aqui que a tecnologia entra. Emitir nota à nota, é um trabalhão danado, não é? E se este processo fosse automatizado por meio de um sistema inteligente?

Sim, é isso mesmo que você pensou, seria possível atender muito mais clientes. O que é ainda melhor quando unimos este fato à reduzir drasticamente erros, perdas de notas e o tempo gasto.

Com um software de contabilidade rural eficiente, você gera LCDPR com poucos cliques. Isso porque, há uma integração entre o CPF do produtor e a Sefaz.

Assim, seu escritório recebe os documentos fiscais automaticamente. Além de acompanhar o andamento em tempo real, você confere e escritura os comprovantes com agilidade e simplicidade.

Como utilizar a tecnologia para agregar?

Já imaginou o quanto você, contador rural, pode otimizar o tempo do produtor e despreocupá-lo com os deveres fiscais? Esta é uma entrega de valor importantíssima em sua prestação de serviço.

Com uma contabilidade rural alinhada e consultiva, o produtor pode fazer o que sabe de melhor: produzir. Portanto, o seu auxílio contábil, permite que o proprietário esteja mais tranquilo para idealizar e colocar em práticas as suas estratégias de produção.

Ademais, você prioriza a saúde financeira do negócio rural, prestando consultorias inteligentes e detentoras de conhecimento, para que as tomadas de decisão da propriedade sejam certeiras.

Contudo,  a partir da previsibilidade do imposto de renda, você mensura e analisa com facilidade o momento exato para que compras de grande porte sejam realizadas.

E nós, da equipe AgroNota, possuímos todas estas funcionalidades. Emita NFP-e de qualquer lugar com acesso à internet e gere LCDPR em poucos cliques.

A, e tem mais! Faça simulações da declaração do IR (completa e simplificada) para facilitar a tomada de decisões na gestão rural.

O parceiro de trabalho perfeito para você

Em suma, a inteligência artificial unida à inteligência humana, é capaz de suceder coisas incríveis. E como futuros parceiros de trabalho, tenho certeza que você vai querer me conhecer melhor: eu sou o AgroNota, o sistema online que veio para lhe auxiliar diariamente em sua rotina contábil.

Eu e você somos as principais tendências para o agronegócio, e juntos, podemos fortalecer o produtor e conquistar clientes e mais clientes. Eu sou profissional em otimização de tempo e qualidade de serviço.

Se você quer entender melhor como eu posso te ajudar a atender o agronegócio, não se preocupe, eu fiz um guia completo e exclusivo. Clique abaixo e confira:

Guia exclusivo de vendas

Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso. Juntos podemos fazer grandes coisas.

Vamos iniciar este caminho de parceria e trabalhar de maneira inteligente? Não perca tempo, deixe seu dados aqui embaixo e nós entramos em contato com você. Estou te esperando ansiosamente, ein!

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre as tendências do agronegócio? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!