Por que a contabilidade rural é negligenciada pelo produtor?

Já parou para se perguntar porque a contabilidade rural é negligenciada pelo produtor?

A contabilidade é uma prática muito antiga, que surgiu há 2.000 a.C. pela necessidade das pessoas controlarem o seu patrimônio. Contudo, ainda hoje existem pessoas que não levam fé no trabalho do contador porque acreditarem que a ciência não é tão necessária assim.

E um desses grupos se concentra, claro, no produtor rural.

Será que existe uma forma de reverter a visão distorcida que o produtor tem sobre a atividade contábil, e mostrar a ele todas as vantagens da contabilidade? Sim! E foi justamente para mostrar “como fazer isso” que preparamos esse conteúdo.

Preparado para conquistar a confiança desse cliente de uma vez por todas? 😎

Então vem com a gente, que a gente te mostra!

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Mas antes, por que o produtor rural negligencia a contabilidade?

Antes de explicarmos como reverter a visão que o produtor tem sobre a contabilidade rural, precisamos entender o que faz ele negligenciar a prática 🤔

Será que ele não acredita na atividade contábil por que não sabe como ela funciona? Será que é porque não confia no seu contador? Ou será que é porque nunca viu resultados positivos vindos da contabilidade?

Abaixo mostrarmos quatro dos principais motivos. Dê só uma olhada…

1- Enxerga a contabilidade como algo complexo

A contabilidade rural é uma ciência que envolve escrituração contábil, lançamentos fiscais, análise de demonstrativos e controle sobre os valores patrimoniais rurais do cliente. Justamente por isso, é considerada uma prática complexa e de difícil compreensão, ainda mais para o produtor que não está familiarizado com esse universo cheio de regras e números.

2- Pensa que a atividade não traz nenhum retorno

Além de enxergar a contabilidade como algo complexo, existem produtores que ainda enxergam o serviço do contador como uma mera obrigatoriedade. Ou seja, uma despesa mensal dispensável e que não gera praticamente nenhum retorno.

3- Presume que a prática só é essencial no período de declaração do Imposto de Renda

Outro motivo que também faz o produtor negligenciar a contabilidade rural envolve a declaração do Imposto de Renda. Existem proprietários que entendam que o papel do contador é indispensável durante todo o ano, porém ainda existe uma parcela que pensa que a prática só é útil na época de prestar contas ao Leão.

4- Não acredita que a contabilidade pode ajudar nos resultados da propriedade

Como o escritório do contador costuma ficar longe da área rural e o profissional contábil não presencia as atividades do campo, o produtor não consegue acreditar que a contabilidade rural vai gerar impactos positivos no seu negócio. Seja aumentando os resultados financeiros ou reduzindo os custos de produção.

Como mostrar a importância da contabilidade rural para o produtor

Agora que você já sabe quais são os motivos mais comuns para o produtor rural negligenciar a contabilidade, chegou o momento de descobrir como reverter essa visão distorcida sobre os serviços do contador. E para isso, separamos três dicas que podem ajudar nessa tarefa. Confira!

1- Mostrar que a contabilidade ajuda no planejamento financeiro e tributário

O planejamento financeiro consiste em organizar as finanças do cliente com base sua situação financeira atual. O planejamento tributário, por sua vez, é uma atividade que procura minimizar todos os custos fiscais. Ou seja, os impostos pagos ao governo.

Para elaborar os planos, o produtor rural precisa ter acesso a uma série de informações. Inclusive fazer uma análise minuciosa sobre os documentos de fluxo de caixa, faturamento, balanço patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), entre outros.

Agora, será que o produtor  possui acesso a todos as informações? Sabe como elaborar os planejamentos ou usar os dados ao seu favor e adquirir os benefícios?

Tanto o planejamento financeiro como o planejamento tributário requerem conhecimento técnico no assunto e precisam ser realizados de forma estratégica. Então, o contador pode usar disso para mostrar ao seu cliente o quanto ele pode economizar e ganhar através da contabilidade rural.

2- Apresentar como a análise de relatórios e demonstrativos otimiza a tomada de decisão

Outra forma de mostrar as vantagens da contabilidade rural para o produtor é apresentar a ele como a análise de relatórios e demonstrativos pode otimizar a sua tomada de decisão.

No balanço patrimonial é possível ver quanto de dinheiro o produtor tem disponível no caixa, assim como suas contas pendentes. Também o valor em estoque, os saldos bancários e o total da folha de pagamento. Já na DRE pode ver quanto teve de lucro no período, bem como onde se concentram os gastos.

Ao analisar esses documentos junto do profissional contábil, o produtor rural pode descobrir se possui condições financeiras suficientes para realizar novos investimentos. Não só isso, programar suas finanças para pagar todos os impostos, realizar novas compras e até contratar mais mão de obra.

3- Explicar como as informações lançadas no Livro Caixa podem ajudar na redução de custos

O Livro Caixa é um documento onde ficam registradas todas as entradas e saídas de dinheiro. Nele o produtor rural vai indicar a data das operações, o histórico da transação (motivo), os valores recebidos e pagos, e o saldo final (valor que ficou disponível no caixa).

O contador pode explicar, portanto, que as informações lançadas nesse livro garantem uma visão mais ampla sobre tudo que o produtor adquire ou vende. E que a partir dessa visão, é possível identificar para onde está indo o seu dinheiro e quais estratégias podem ser aplicadas para reduzir os custos.

Mesmo que a contabilidade rural seja negligenciada por muitos, isso não significa que o contador não pode reverter essa visão e conquistar a confiança do produtor. Se o profissional mostrar para o cliente todos os benefícios que ele e a sua propriedade tem a ganhar, certamente verá a prática contábil como uma aliada e não como um bicho de sete cabeças 🥰

Se ainda ficou com dúvidas sobre como mostrar a importância e as vantagens da contabilidade rural para o produtor, deixe um comentário para podermos ajudar!

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!

 

Deixe um comentário