Rateio de custos agrícolas: saiba como fazer de maneira eficiente

Olá, seja bem-vindo ao blog do AgroNota. Se você quer saber tudo sobre rateio de custos agrícolas, você está no lugar certo!

Não é segredo para ninguém: gerenciar e entender o fluxo financeiro de uma propriedade é indubitável, principalmente para quem busca uma gestão agrícola eficiente.

Sobretudo, o rateio de custos torna-se essencial para desempenhar tal ação. E, para o agricultor, ratear auxilia na compreensão das atividades mais rentáveis, avaliando despesas que surgem em todo o processo produtivo.

Quer entender melhor sobre o rateio de custos agrícolas? A gente te explica:

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

O que é rateio de custos agrícolas

Ratear custos refere-se à prática de divisão proporcional de despesas. Desse modo, este cálculo considera custos diretos e indiretos relacionados à empresa.

Assim, conhecendo o fluxo de entradas e saídas, melhora-se a análise sobre a situação operacional de um negócio, garantindo o desenvolvimento saudável.

Em síntese, o rateio de custos agrícolas é utilizado para mensurar receitas e despesas, particionando entre condôminos ou familiares de uma propriedade rural.

Para que serve o rateio de custos agrícolas

Generalizando, é comum que uma fazenda exerça diferentes atividades ao mesmo tempo. Entretanto, cada uma delas possui um custo e lucro próprio, certo?

Desse modo, o rateio de custos agrícolas separa os custos específicos dos gerais, trazendo maior confiabilidade nos dados e possibilitando a identificação dos pontos que podem ser melhorados e os que precisam ser fomentados, por exemplo.

Sobretudo, você poderá entender o todo e também o mais restrito, dominando todas as métricas e lucratividade da propriedade, sem exceção.

Veja também: impostos do produtor rural – conheça as principais tributações 

Métodos de rateios de custos agrícolas

Vários métodos para o rateio de custos agrícolas podem ser aplicados. Entretanto, as maneiras comumente utilizadas são:

Rateio por absorção

Este é o método mais comum e visa dividir os custos igualmente, por meio de um critério preestabelecido. Um exemplo é o rateio pelos hectares plantados para cada cultura em uma safra.

Rateio por atividade

Uma maneira mais complexa é o rateio por atividade. Este, visa analisar os custos diretos e indiretos e fazer a separação (para o caso de custos divididos em mais de uma atividade agrícola). Um exemplo é a utilização e compartilhamento de maquinários.

Rateio por faturamento

Também é possível ratear pelo faturamento total da propriedade. Ao utilizar esse método, passamos a ratear os custos proporcionais aos seus lucros. Ou seja, se X fatura mais que Y, X custeará mais que Y.

Primeiros passos para um rateio de custos eficiente

Um passo extremamente necessário para o rateio de custos eficiente é a organização. A fazenda é uma empresa e, como todo negócio, precisa ser administrado corretamente.

Desse modo, possuir o fluxo de caixa agrícola e uma visão ampla de lucros e despesas, precisa ser prioridade. Ou seja, este tipo de ação pode poupar grandes esforços no futuro.

Com tudo organizado, podemos iniciar o rateio de custos agrícolas. Entretanto, antes de tudo, precisamos nos familiarizar com alguns termos.

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Portanto, é essencial que saibamos diferenciar custos diretos e indiretos. Veja:

Custos diretos e indiretos

Os custos diretos são os gastos advindos de uma atividade específica. Ou seja, podem ser os insumos, a mão de obra ou qualquer outro material que só foram utilizados exclusivamente em tal atividade.

Entretanto, os custos indiretos são inerentes às despesas comuns entre outras atividades. Por exemplo, quando um maquinário é divido ou um funcionário exerce mais que uma função.

Separação de atividades

De antemão, cada atividade agrícola desenvolvida deve ser tratada de maneira independente, com exceção das situações em que estiverem diretamente interligadas.

Por isso, separar cada setor e especificar os seus custos, é imprescindível para uma gestão financeira eficiente e qualificada. Vale ressaltar que essa organização permite um rateio de custos agrícolas realista e inteligente.

Veja também: como gerar LCDPR 2022

Separação de custos

Em síntese, os custos indiretos de uma propriedade devem ser separados, facilitando o diagnóstico de receitas e despesas.

Nestes casos, é importante calcular a variável (insumo, mão de obra ou maquinário compartilhado entre atividades), conforme a quantidade utilizada ou horas de funcionamento dedicadas a cada uma.

Depois disso, esses custos devem ser divididos proporcionalmente para cada atividade exercida. Veja o exemplo:

Se um funcionário de sua propriedade trabalha 8 horas/dia e divide seu tempo de trabalho em: 4h para irrigar a lavoura e 4h para manejar o gado, os custos de trabalho devem ser rateados 50% para a produção de gado e 50% para a produção na lavoura.

Desse modo, o salário desse colaborador deve ser dividido conforme a proporção. Da mesma maneira funciona para os insumos e maquinários, equilibrando os custos e proporcionando um rateio de custos agrícolas eficiente.

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Rateio de custos agrícolas entre condôminos

Você divide os custos e lucros entre condôminos ou membros familiares, conforme o percentual de participação. Se você possui mais membros na sua fazenda, você pode ratear a rentabilidade entre todos.

Se, supostamente, você possuir 75% do negócio,  e os demais 25%, por exemplo, os custos e lucros são divididos entre familiares, seguindo tal proporção.

Com o AgroNota, por exemplo, conforme o percentual de participação das contrapartes em uma propriedade, rateamos os lançamentos de receitas e despesas.

Você não precisa se preocupar com os processos burocráticos: tudo é feito automaticamente!

Software para rateio de custos agrícolas

Como você pode ver, o processo de rateio de custos demanda tempo e organização. Entretanto, nós sabemos que a rotina contábil e da fazenda, é acelerada.

Por isso, desenvolvemos a solução em software para contabilidade rural, que pode otimizar essa tarefa e evitar dores de cabeças, além de atribuir valor ao seu negócio.

Conforme o percentual de participação dos condôminos de uma propriedade, o AgroNota rateia os lançamentos de receitas e despesas. Fique tranquilo, com o nosso sistema você não se preocupa com os processos burocráticos: tudo é feito automaticamente!

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Considerações

Alcançar o sucesso é um processo de constante análise e ponderamento, não é mesmo? Por isso, entender os seus custos possibilita a compreensão da lucratividade, facilitando o conhecimento das métricas da propriedade.

Por isso, a gestão financeira é tão importante para o seu negócio, pois é o canal que demonstra os resultados reais e apresenta os melhores caminhos para seguir.

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário