Receita Federal identifica inconsistências no Livro Caixa Digital do Produtor Rural

A Receita Federal vem identificando diversas inconsistências no Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Confira quais são as principais delas para evitar penalidades, pois o prazo final de entrega desta obrigação é o mesmo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física.

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural deve ser encaminhado juntamente com a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, até o dia 30 de abril de 2022.

No documento devem estar contidas todas as receitas, investimentos e despesas realizadas na propriedade rural durante o ano de 2021. Através dele será possível mensurar se o produtor rural obteve lucro ou prejuízo no período determinado. Vamos entender melhor?

Emita NFPe, Gere LCPR e simule IR

Experimente o AgroNota

Livro Caixa da Atividade Rural – LCDPR 2022

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é uma obrigação acessória instituída pela Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.848 de 29 de novembro de 2018. Seu principal objetivo é acompanhar o faturamento e os resultados obtidos através deste mercado.

Já é possível baixar o Programa Livro Caixa da Atividade Rural LCDPR 2022 para apurar o resultado da atividade rural para fins de imposto de renda. Para fazer o download, clique aqui.

Se você utiliza o AgroNota, a preparação e entrega do LCDPR pode ser realizada com muita facilidade, graças às automações inteligentes que o sistema oferece tanto para contadores, quanto para produtores. As telas do sistema são intuitivas e simples de operar, mas se precisar de ajuda em algum passo, conte com nossa equipe de suporte.

O produtor que tiver um faturamento na atividade rural superior a R$ 4,8 milhões, tem a obrigação de fazer a entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Quem possuir receita abaixo deste valor pode apresentar o LCDPR voluntariamente, mas se o fizer, essa entrega passará a ser obrigatória nos anos seguintes.

Veja também: LCDPR 2022: entenda como fazer e entregar

DIRF 2022: prazo de entrega termina em 28 de fevereiro

Todos os anos, a DIRF deve ser apresentada até o último dia útil de fevereiro. Em 2022, este prazo se encerra dia 28/02/2022.

O PGD DIRF 2022 – Programa Gerador de Declaração da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, já pode ser baixado no site da Receita Federal. Clique aqui para acessar a área de download.

Veja também: Imposto de Renda do Produtor Rural: saiba tudo!

A Receita Federal manteve o leiaute/layout do PGD DIRF do ano anterior, de forma que não é necessário qualquer alteração ou ajuste nos sistemas internos que você já esteja utilizando para fazer a declaração.

Para auxiliar no esclarecimento de dúvidas sobre a DIRF 2022, a Receita Federal criou um arquivo em PDF denominado Perguntas e Respostas DIRF 2022 que pode ser baixado aqui.

Em caso de situações especiais, é possível consultar mais informações na Instrução Normativa RFB nº 1990/2020.

Inconsistências no Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Em março de 2021, a Receita Federal apurou que metade dos Livros Caixa Digital de Produtor Rural entregues possuíam inconsistências. Isso significa que, em 2022, isso pode acontecer novamente se alguns cuidados não forem tomados.

As principais inconsistências do LCDPR encontradas pela Receita Federal foram as seguintes:

  • Preenchimento incorreto do CPF do contribuinte ou código do imóvel rural;
  • Ausência de cadastro de imóvel rural ou de conta bancária utilizada;
  • Soma de participação em algum imóvel rural diferente de 100%;
  • Número de linhas no arquivo diferente do número registrado no LCDPR;
  • Preenchimento incorreto no campo referente ao mês do demonstrativo resumo;
  • Entradas ou saídas com divergências entre os demonstrativos detalhado e o resumo, tanto nos valores mensais quanto anuais;
  • Inconsistência entre os valores do LCDPR e da DIRPF;

Agora vem a questão: será que seu Livro Caixa está correto, ou pode ser que contenha alguma inconsistência como essas acima?

Por isso é extremamente importante ficar atento aos dados do seu LCDPR e ao sistema que você está utilizando para evitar cair na malha fina, tendo problemas com a Receita Federal.

Experimente o AgroNota gratuitamente

Quer fazer a contabilidade rural sem erros, nem dores de cabeça? Experimente o AgroNota!

Simule o imposto de renda do produtor, gere Livro caixa e todas as guias sem preocupação e com um suporte sempre pronto pra lhe ajudar se tiver alguma dúvida. Clique em Teste Grátis e comece agora mesmo! 

Se este conteúdo foi útil para você, considere compartilhar com alguém que precisa saber disso. Aproveite e se inscreva abaixo, na nossa newsletter gratuita, e receba as próximas matérias diretamente em seu e-mail. Até a próxima!

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário