Sim! A Nota Fiscal de Produtor Eletrônica é obrigatória para todos os produtores e em todo o país desde 5 de janeiro de 2026, conforme aponta a legislação nacional definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

A regra consta no Ajuste SINIEF nº 27/2024, que alterou as normas de obrigatoriedade da utilização da NF-e (modelo 55) em substituição à Nota Fiscal de Produtor em papel (modelo 4).

 

Confira mais detalhes:

 

A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida

+6.500 clientes ganham tempo com o Agronota

 

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica é obrigatória desde quando?

 

Desde 01/01/2021, todos os Produtores Rurais com faturamento superior a R$200.000,00 no ano anterior estão obrigados a utilizar a Nota Fiscal de Produtor eletrônica – NFP-e – nas operações interestaduais.

 

Logo, com uma ampliação na obrigatoriedade, a Nota de Produtor Eletrônica entrou em vigor no dia 5 de janeiro de 2025 para todos os Produtores Rurais do Brasil, sem limites de faturamento.

 

Mas não é de hoje que o estado está, gradualmente, implementando esta mudança. Sabe-se que a NF-e já existe desde 2006, anunciada há mais de 20 anos. E é desse mesmo modelo que surgiu, em outubro de 2018, a Nota de Produtor Eletrônica, para fins fiscais.

 

Quando devo emitir uma Nota Fiscal de Produtor Eletrônica?

 

Torna-se obrigatória a emissão de Nota de Produtor Eletrônica sempre que houver uma transação financeira que caracteriza a venda de produtos ou serviços.

 

Logo, isso significa dizer que a nota é uma forma de sinalizar a operação para a SEFAZ e de recolher os impostos incidentes.

 

De antemão, deve emitir nota eletrônica todo o Produtor que comercializar seus produtos advindos da atividade rural, em qualquer operação,

 

Quais os requisitos para emitir Nota de Produtor Eletrônica?

 

Para estar preparando e cumprir com 100% da lei, o primeiro passo é conseguir todos os requisitos necessários para a emissão de NF-e rural.

 

Veja quais são os requisitos mínimos exigidos:

 

  1. Credenciamento na SEFAZ;
  2. Inscrição Estadual de Produtor;
  3. Certificado digital de modelo A1;
  4. Sistema emissor de Nota de Produtor Eletrônica;
  5. E prontinho! Você já estará apto para emitir eletronicamente suas notas fiscais de produtor.

 

Confira no link abaixo como realizar o credenciamento na SEFAZ do seu estado:
Credenciamento na SEFAZ para emissão de NFP-e

 

O emissor de nota de produtor mais simples e rápido

 

Tornamos a emissão de notas tão fácil que você consegue emitir no seu primeiro acesso, de onde estiver, mesmo sem nenhuma experiência anterior com isso.

 

Esqueça os erros e o preenchimento manual, nós automatizamos o cálculo de ICMS e Funrural para você! Basta escolher o cliente, produto, quantidade, valor unitário e prontinho, NFPe emitida em segundos.

 

E você? Precisa de um emissor Nota de Produtor Eletrônica simples e rápido? Conheça o Agronota e simplifique o cumprimento da obrigatoriedade.

 

A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida

+6.500 clientes ganham tempo com o Agronota

 

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida se a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica é obrigatória? Deixe um comentário.

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário