Abaixo, acompanhe as principais notícias que movimentaram o mundo agro na última semana 🌾🤠

Agronegócio

Lavouras de milho e soja devem apresentar recuperação na safra 2022/23

Na temporada passada as lavouras no sul do país perderam produtividade devido às altas temperaturas e estiagem. No entanto, o esperado é que na safra de 2022/23 as condições climáticas sejam mais favoráveis, beneficiando principalmente as produções de milho e soja.

A projeção para a produção de soja é de aproximadamente 45,95 milhões de toneladas, segundo dados estaduais da Perspectiva para a Agropecuária, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção de oleaginosas no estado gaúcho deve crescer 134,2%, enquanto o estado paranaense deve registrar uma elevação de produtividade de cerca de 68%.

Agronegócio brasileiro soma 19 milhões de trabalhadores no 2º trimestre de 2022

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o setor do agronegócio brasileiro somou 19 milhões de trabalhadores no 2º trimestre de 2022. A retomada da economia e o crescimento nos segmentos da agroindústria e do agro serviços pós-pandemia contribuíram para esse número tão significativo.

Prazo para envio da DITR 2022 encerra dia 30 de setembro

A entrega da DITR 2022 (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) encerra dia 30 de setembro, e ficar no prazo é muito importante para o produtor rural evitar penalidades. As multas começam em R$ 50,00 e podem chegar até 1% ao mês, calculado sobre o total do imposto.

Para se manter dentro da legalidade, a DITR deve ser enviada pelo Programa Gerador da Declaração do ITR, que está disponível no site da Receita Federal.

Agropecuária

Agropecuária paraense apresenta superávit no comércio exterior

Dados divulgados pelo Ministério da Economia apontam que a agropecuária paraense apresentou um superávit bastante significativo no comércio exterior entre janeiro e julho deste ano. As exportações de produtos agropecuários cresceram cerca de 117%, já a soja teve aumento de 63,2%. A exportação de animais vivos teve alta de 305%, enquanto as exportações de especiarias subiram 64,7%.

Abate de suínos chega a 14 milhões de cabeças no 2º trimestre de 2022

O IBGE divulgou nesta terça-feira, dia 06/09, dados da Estatística da Produção Pecuária que mostram que o abate de suínos atingiu a marca de 14 milhões de cabeças no 2º trimestre de 2022, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período de 2021.

Um dos motivos para esse crescimento está relacionado à alta de consumo de proteína suína, que entrou como um substituto para a carne de boi que sofreu elevação de preço.

Exportação

Brasil trabalha em vistorias antes de início de exportação de milho à China

Empresas que se mostraram interessadas em exportar milho para a China estão passando por processos de vistoria, a fim de tornarem aptas a embarcar o cereal aos chineses. As informações foram transmitidas pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira. Além do milho, as empresas também estão cumprindo etapas para exportar outros produtos agrícolas como farelo de soja, polpa cítrica e proteína de soja.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, afirma que não haveria impedimento para o Brasil exportar milho ainda este ano, após o processo de vistoria nos armazéns. No entanto, como a safra atual já está comprometida para outros clientes, os volumes entregues aos chineses seriam relativamente pequenos.

 

Para receber as notícias atualizadas diretamente no seu e-mail, inscreva-se na nossa newsletter! 👇🏼

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário