O Livro Caixa Digital do Produtor Rural é um documento que demanda uma boa elaboração, com cuidados específicos para evitar inconsistências. Mas tem um passo a passo para geração do LCDPR?
Sim! Esse artigo foi pensado em resumir os pontos principais ao escriturar esse arquivo. Vamos conferir?
A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
+3.000 clientes ganham tempo com o Agronota
E afinal, quem deve gerar LCDPR?
Conforme a Instrução Normativa, está obrigado a entregar LCDPR todo o produtor que possuir um faturamento advindo a atividade rural e superior a 4,8 milhões de reais durante o ano-calendário.
Entretanto, os produtores que possuírem receita abaixo deste montante podem apresentar o LCDPR de maneira voluntária. Porém, atente-se, pois se uma vez o fizer, passará a ser sempre obrigatória a entrega.
Já para o Livro Caixa da Atividade Rural (LC), estão obrigados a entregar este documento os produtores rurais que faturam, anualmente, mais que R$ 56.000 e menos que R$ 4,8 milhões.
Qual é o passo a passo para geração do LCDPR?
Agora que já entendemos como entregar o LCDPR, que tal entendermos como escriturar e cuidar deste documento durante todo o ano?
Afinal, época para gerenciar o Livro Caixa é o ano inteiro. Entretanto, para contadores que desejam otimizar este processo e facilitar a escrituração, confira o passo a passo para escriturar o LCDPR:
- Escolher o sistema de escrituração de sua preferência;
- Realizar toda a parte cadastral do Produtor Rural e da Propriedade;
- Ativar o monitor fiscal, para buscar automaticamente as notas emitidas contra o CPF do Produtor;
- Importar XML avulsos que o Monitor não tenha identificado, como Notas Fiscais de Consumidor, folhas de pagamento ou demais arquivos hábeis e idôneos aceitos.
- Depois disso, conferir e escriturar no Livro Caixa, as notas de despesas e receitas que o Monitor buscou, separando o que é relacionado à Atividade Rural, dos gastos pessoais.
- Contabilizar as demais despesas relacionadas à Atividade Rural que não tem emissão de notas, tais como, juros pagos sobre empréstimos bancários, gastos com salário e impostos.
- E agora estamos quase lá! Para complementar, realize a escrituração com periodicidade, para que quando chegar a hora de entregar o documento, esta ação seja feita em poucos cliques.
A boa notícia é que já existe uma tecnologia pronta para simplificar esse passo a passo para geração de LCDPR. Você conhece o Agronota? Somos o sistema para geração de LCDPR mais simples e rápido.
Importe ou receba em tempo real as notas emitidas contra o Produtor e deixe a parte burocrática com o Agronota. O nosso sistema analisa, categoriza e realiza os lançamentos automaticamente. Tenha segurança para cumprir com 100% da legislação!
Com a inteligência Agronota, todas as notas são analisadas e categorizadas automaticamente, organizando o financeiro em tempo real, 24 horas por dia.
Conheça o Agronota agora mesmo!
A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
+3.000 clientes ganham tempo com o Agronota
Leia mais sobre a tecnologia Agronota que gera o LCDPR 95% automático do Agronota clicando abaixo:
Leia também tudo sobre o LCDPR:
LCDPR: o que é como gerar e quando entregar o arquivo
Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo para geração de LCDPR? Deixe um comentário.
Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!