Os financiamentos, como o Pronaf, são um excelente recurso para que o produtor possa investir, ampliar ou modernizar as áreas da atividade rural.
Afinal, é desse modo que permite-se aumentar a capacidade produtiva, além de estimular o crescimento de propriedade de pequeno e médio porte. Leia o conteúdo na íntegra:
O que é o Pronaf?
Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e foi criado com o propósito de, com juros e taxas baixos, promover crédito rural para quem planta.
De forma geral, para participar das liberações de valores para o pequeno e médio produtor, é preciso ter em mãos a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP). Logo, deve-se comprovar que:
- Mora na zona rural;
- É um agricultor familiar;
- Não ultrapassa a renda máxima estabelecida pelo programa.
E como funciona a solicitação de crédito pelo Pronaf?
Para solicitar o Pronaf, é preciso montar um projeto informando o que o produtor deseja financiar e apresentar o documento em algum banco parceiro. Se for aprovado, o valor destinado terá juros especiais, subsidiados pelo plano safra.
O Pronaf, possui diversas categorias, e estão entre suas principais separações o Pronaf Jovem, para agricultores familiares que possuem entre 16 e 29 anos e o Pronaf de custeio, para financiamentos de itens necessários para manutenção ou expansão da atividade agrícola ou pecuária.
Quais são os critérios para se enquadrar no programa?
Essencialmente, enquadram-se nos critérios do Pronaf os produtores que moram na área rural ou suas proximidades, usa mão de obra familiar e sua principal fonte de renda é a atividade rural.
Aproveite para ler também:
Proagro: entenda como funciona o programa do Governo Federal
E quais são os juros em 2025?
Conforme previsto no plano safra, os juros do Pronaf possuem porcentagens baixas, quase irrisórias, podendo chegar a representar metade das taxas reais de mercado.
De modo que, em 2025, os juros são:
- 3% ao ano no pronaf de categoria de custeio ou investimento;
- Já para o Pronaf Mais alimentos e outras linhas específicas, entre 2,5% e 5%.
E aí, gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e responderemos em breve! Aproveite também para conhecer o Agronota e comece a simplificar a contabilidade do produtor rural.
Conheça o Agronota clicando aqui.