A escrituração do LCDPR não precisa ser uma obrigação complexa de cumprir. Apesar de suas formas tradicionais gerarem uma grande carga de trabalho aos contabilistas, essa tarefa pode ser descomplicada com 5 passos simples.
Para isso, criamos um guia para ajudar você a escriturar o documento da forma mais segura, rápida e simples possível. Para conferir os 5 passos, continue a leitura:
Por que deve-se escriturar o LCDPR?
A escrituração do LCDPR, apesar de parecer apenas mais uma obrigação fiscal, pode ser vista pela contabilidade como muito mais do que isso. Afinal, o seu principal objetivo é, sobretudo, organizar as entradas e saídas financeiras da atividade rural.
E de que ponto de vista isso pode ser considerado bom? Vamos aos fatos! Para um contador, sempre que pensamos no desenvolvimento saudável de um negócio, atrelamos, quase que inconscientemente, aos 3 pilares:
- Fiscal;
- Financeiro;
- Patrimonial.
Logo, a escrituração do LCDPR é uma excelente medida para controlar e equilibrar os ganhos e os desembolsos. É claro, essa documentação é regulamentada, cheia de exigências e padrões, mas podemos simplificar a obrigação redefinindo, inicialmente, a nossa concepção sobre ela.
Por isso, voltando à pergunta inicial, antes mesmo de chegar a considerar responder que “ah, é uma das obrigações do Produtor”, eu diria que é, primordialmente, um grande auxiliador do Contador.
Afinal, sabemos o quanto é importante ter lançamentos corretos para poder trabalhar eficientemente, você concorda?
Além disso, o LCDPR pode ser um serviço a mais prestado para o Produtor, agregando ainda mais valor aos seus clientes rurais. Aproveite para ler sobre isso também:
E afinal, como simplificar a escrituração do LCDPR?
Agora que já conversamos um pouco sobre a importância do documento fiscal para a atividade rural, que tal encontrarmos maneiras de simplificar o complexo?
Por meio de 5 passos simples, pretendemos ajudar você a tornar a escrituração do LCDPR parte da rotina contábil, sem precisar dar mais trabalho ao Produtor. Confira:
Passo 1: documentos organizados são sinônimos de simplicidade
É isso mesmo! Não é atoa que esse é o nosso passo número 1. Manter os documentos organizados e em ordem, permite que todo o fluxo flua de forma mais tranquila.
Mas isso não é tudo. O que muitos contadores não sabem é que esse passo não exige que você cobre mensalmente os seus clientes para o envio de notas fiscais de compra e venda. Graças à tecnologia, já existem ferramentas no mercado que substituem essa ação e evitam dores de cabeça.
Com o Agronota, por exemplo, através de nossa integração com a SEFAZ, importamos as notas emitidas contra o produtor + as emissões de notas de compra emitidas pelo próprio sistema e automatizamos os lançamentos, categorizando conforme regras de NCMs e CFOPs.
Ou seja, centralizar as informações também é uma excelente maneira de sintetizar e organizar os documentos. Isso inclui:
- Comprovante de despesa;
- Notas fiscais de compra;
- Notas fiscais de venda;
- Recibos, entre outros.
Passo 2: considere realizar a escrituração do LCDPR mensalmente
Apesar do documento ser entregue anualmente, já faz parte da rotina mensal de diversos contadores a escrituração do LCDPR. Uma das principais vantagens é a construção eficiente do arquivo, exigindo apenas ajustes mais finos na data da entrega.
Além disso, há mais tempo para prever situações e simular cenários. E é aqui que a contabilidade passa a exercer o que tem de melhor, visto que para as decisões financeiras, de investimento e até tributárias, o contador traz segurança para as operações.
Logo, uma das formas de simplificar a escrituração do LCDPR é acompanhando ele se formando mês a mês. Mas pode ficar tranquilo! Há formas com baixa manutenção para fazer isso.
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Passo 3: faça da tecnologia, o seu braço direito
Nós sabemos que de forma manual, o seu potencial de expansão de clientes agro se limita. Mas não ache que essa é uma verdade absoluta, contador. Um dos objetivos da tecnologia é permitir a exponencialidade do seu escritório, fazendo a parte burocrática e repetitiva, enquanto você foca em captar, ampliar e ser consultivo.
Pode parecer algo muito distante, mas é isso que os seus concorrentes estão fazendo para crescer a carteira de clientes e aproveitar o mar azul do agronegócio.
Caso queira aprofundar a sua leitura, clique e acesse:
Portanto, a tecnologia pode ser o braço direito do seu escritório, permitindo não somente a simplicidade, mas também a inteligência, ajudando você a identificar formas de reduzir impostos ou até zerá-los.
Passo 4: construa um bom relacionamento com o seu cliente
Para reduzir barreiras e simplificar não somente a escrituração do LCDPR, mas o seu trabalho como um todo, construir um bom relacionamento é primordial.
Mas convenhamos, é muito difícil encontrar tempo para criar conexões quando você está sobrecarregado e cheio de trabalho. É por esse motivo que os 3 passos anteriores existem, pensando em liberar você para que possa entregar o tem e sabe de melhor!
Portanto, esta proximidade permite agregar mais valor e consequentemente, ser melhor remunerado. Além disso, agiliza a sua comunicação e simplifica a transmissão da importância da regularidade fiscal.
Passo 5: veja oportunidade em cada problema
Parece clichê, mas eu te garanto que não é. O setor agro está passando por uma transição econômica e fiscal, tendo em vista a sua contribuição com o desenvolvimento do país.
Como o agronegócio é o setor que mais contribui com o PIB brasileiro, torna-se consequência que os órgãos fiscalizadores voltem seus olhos ao ramo agro. E é nesse momento que o produtor mais vai precisar do contador.
Com novas obrigações batendo na porta, tornar-se especialista no agronegócio e saber ver o problema como oportunidade, permitirá que você saia na frente.
Logo, é dessa maneira que simplificar a escrituração do LCDPR será possível: identificando oportunidades, organizando documentos, construindo o arquivo mensalmente e aliando-se a tecnologias.
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E aí, tudo tranquilo até aqui? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário logo abaixo e responderemos em breve.
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