A contabilidade rural traz uma série de oportunidades para o contador. No entanto, atuar no segmento não é tão fácil quanto parece, e se o profissional contábil não tiver o apoio das tecnologias certas, a prática pode se tornar estressante e até mesmo ineficaz.
Você, contador, utiliza a tecnologia ao seu favor? 🤔
Veja neste artigo como funciona a contabilidade rural, quais são os principais desafios dessa atividade e como uma tecnologia como o Agronota pode ajudar!
A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
+2.500 clientes ganham tempo com o Agronota
Como funciona a contabilidade rural
A contabilidade rural é uma atividade contábil que estuda o patrimônio rural. Aqui o contador fica responsável por organizar todas as contas da entidade rural, bem como ajudar o produtor a administrar melhor sua propriedade e seus ativos.
Assim como na contabilidade tradicional, na contabilidade rural o profissional contábil também organiza todas as contas do produtor separando seus bens, gastos e obrigatoriedades por ativo, passivo, custos e receitas.
Porém, como existem várias ramificações dentro da atividade rural, a forma de contabilizar as informações vai ser diferente para cada tipo de negócio.
Entre os principais segmentos, temos:
- Atividade agrícola: que trata do cultivo do solo para produzir alimentos para o consumo humano ou para serem usados como matérias-primas na indústria;
- Atividade zootécnica: que envolve a criação de animais e o desenvolvimento de produtos de origem animal.
Na prática, uma contabilidade rural altamente eficaz só funciona com o registro, a interpretação e análise dos dados. Assim sendo, para que essas operações possam ser feitas corretamente, é necessário que o contador tenha o apoio de tecnologias.
A importância da contabilidade no setor rural
Além de ser importante para ajudar na gestão da propriedade, a contabilidade rural é necessária para que o proprietário da fazenda consiga se adequar ao complexo sistema tributário brasileiro.
A legislação no Brasil impõe diferentes normativas tributárias para o produtor rural pessoa física e pessoa jurídica, e é o contador que vai auxiliar o cliente na hora de escolher o melhor regime e fazer o cálculo dos impostos.
No caso do produtor rural pessoa física, por exemplo, existe a obrigação de pagar os seguintes tributos:
- Contribuição Sindical Rural;
- FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural)
- ICMS (Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços);
- IR (Imposto de Renda);
- ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural).
Já no caso de produtor rural pessoa jurídica, está sujeito a pagar:
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
- IRPJ (imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
- PIS (Programa de Integração Social).
Atualmente, existem três tipos de regime tributário que o produtor rural pessoa jurídica pode escolher:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Cada um dos regimes apresenta uma série de vantagens e desvantagens, então cabe ao contador rural instruir o cliente para escolher a modalidade mais benéfica.
Maiores desafios na contabilidade rural
Assim como em qualquer outro ramo de negócio, a contabilidade rural também possui desafios que precisam ser superados a todo momento. Abaixo, veja quais são os principais:
1- Garantir uma tomada de decisão rápida ao produtor
Garantir uma tomada de decisão rápida pode se tornar um verdadeiro problema, caso o contador não tenha acesso a dados de qualidade, relatórios ou ferramentas que otimizam a análise sobre os negócios.
2- Fazer a gestão estratégica de custos
Se o profissional contábil não acompanhar de perto as atividades do seu cliente ou o produtor chegar a esquecer de entregar algum documento importante, fazer o levantamento dos gastos e elaborar estratégias assertivas para reduzir os custos pode ser bastante complicado.
3- Resolver conflitos de governança
Para o contador ajudar o produtor rural é necessário que exista confiança mútua entre ambas as partes. A questão é que nem sempre o profissional contábil é visto como alguém que pode auxiliar o cliente a tomar boas decisões para alavancar os lucros da propriedade ou resolver conflitos de governança.
4- Realizar um controle altamente eficaz
Para que a contabilidade seja feita com exatidão, é preciso que o produtor rural encaminhe todos os documentos para o escritório do contador.
O problema é que nem sempre isso ocorre devido a falta de tecnologia ou a distância entre o escritório e a propriedade, e a falta de dados pode impedir o profissional contábil de manter as informações atualizadas e de fazer o controle eficaz sobre o patrimônio do cliente.
Como a tecnologia pode ajudar o contador rural
Já pensou ter uma ferramenta 100% online que, além de estreitar a relação com o cliente, elimina tarefas manuais, emite Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Produtor Rural, imprime o Livro Caixa e até funciona como simulador do Imposto de Renda?
Então, esse tipo de tecnologia existe e pode ajudar muito o contador na hora de atender o cliente e fazer a contabilidade rural.
No caso do Agronota por exemplo, o profissional contábil pode receber de forma automática todos os Documentos Fiscais Eletrônicos através da integração da ferramenta com a SEFAZ e o CPF do Produtor Rural. Inclusive, pode configurar e escriturar todos os documentos recebidos com automaticamente.
Consegue ainda monitorar as alíquotas e regras tributárias da atividade rural, centralizar informações financeiras do seu cliente e até acessar um painel exclusivo para analisar os dados e ajudar o produtor rural na sua tomada de decisão.
Ou seja, a contabilidade rural pode se tornar uma atividade muito mais simples com o apoio da tecnologia.
A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
+2.500 clientes ganham tempo com o Agronota
Aproveite para ler também:
E então, tudo certo sobre a importância da contabilidade para o agronegócio? Deixe um comentário!
Assine a
newsletter gratuita do Agronota!