O que os contadores do futuro estão fazendo para fidelizar o produtor rural? Estão adotando melhores práticas para o escritório contábil do agronegócio!
Sobressair no mercado de contabilidade pode ser extremamente desafiador, visto que existem muitos profissionais atuando na área.
Até o momento em que este artigo foi escrito, a categoria contábil no Brasil conta com 527.787 contadores e técnicos e 83.599 empresas contábeis, compostas de sociedades e empresários individuais — e veja bem, muitos desses atuam diretamente no agronegócio. Os dados são do Conselho Federal de Contabilidade, apurados em novembro de 2022.
Se você quer ter uma chance de superar os concorrentes e fidelizar o cliente rural de uma vez por todas, você precisa começar a entregar um serviço diferenciado. E para isso, será preciso adotar algumas boas práticas. Abaixo, veja quais são:
Emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
Tenha tranquilidade e segurança para cumprir com 100% da legislação. Com cálculos e lançamentos automáticos, ganhe tempo, previsibilidade tributária e simplicidade nas operações.
Melhores práticas para o escritório contábil do agronegócio
1- Prepare a equipe para atender o produtor rural
Cada modelo de negócio possui particularidades. No caso do produtor rural, por exemplo, a abordagem do contador não pode ser a mesma utilizada para atender um empresário de uma metalúrgica. O produtor rural gosta de manter mais proximidade com seus clientes e fornecedores, e o profissional contábil também precisa entregar essa proximidade.
Assim sendo, uma das melhores práticas a serem adotadas pelo escritório contábil do agronegócio é o contador preparar a si próprio e a sua equipe para atuar mais próximo do cliente rural. E, com isso, entregar um atendimento realmente personalizado.
2- Tenha o hábito de estudar o mercado do agronegócio
O mercado do agronegócio sempre foi impactado pelo dólar e todo o dia sai uma notícia importante sobre o setor. Por isso, todos os integrantes do escritório contábil precisam ter o hábito de estudar e acompanhar esse mercado de perto. Só assim o contador e a sua equipe terão o que é necessário para auxiliar o cliente rural durante uma dúvida ou possível investimento.
- Como está a cotação do dólar?
- Quais são as expectativas para o setor?
- Quais produtos estão com a cotação mais alta?
- Como está a comercialização desses itens no exterior?
Quanto mais informações o profissional tiver sobre o mercado do agronegócio, melhor será o serviço prestado ao produtor rural.
3- Use números para tomar decisões mais inteligentes
Antigamente era comum as pessoas tomarem decisões baseadas no feeling, mas esse é o tipo de ação que não pode mais ser realizada pelo produtor rural e pelo profissional contábil.
É preciso usar os números de relatórios e indicadores como base para elaborar estratégias que realmente fazem sentido, e agregam para a tomada de decisão.
- Onde se concentram os maiores gastos da atividade?
- Qual foi o lucro/prejuízo acumulado do exercício?
- Quais são as dívidas que o produtor tem para curto e longo prazo?
- Onde estão as maiores receitas?
4- Delegue tarefas
A rotina do escritório contábil é sempre muito corrida, então é importante que o contador delegue tarefas para assegurar que as atividades serão concluídas no tempo previsto, e que sobrará mais tempo para ele e sua equipe atuarem mais próximo do produtor.
- Quem ficará encarregado por emitir os relatórios?
- Quais serão os responsáveis por arquivar os documentos?
- Quais profissionais deverão atender os telefones dos clientes e manter os mesmos atualizados sobre suas movimentações financeiras?
5- Marque reuniões estratégicas
O contador precisa compreender que o dia a dia do produtor rural também é desgastante, e que fazer reuniões sem um objetivo específico pode atrapalhar ao invés de auxiliar o cliente.
Assim sendo, outra boa prática que precisa fazer parte da rotina do escritório contábil do agronegócio é agendar as conversas com o produtor rural quando necessário.
Viu que os custos de produção e os investimentos estão muito elevados? Percebeu que será preciso aumentar as receitas ou reduzir os custos para garantir um saldo positivo final do ano? Marque uma reunião.
6- Mantenha uma boa rede de contatos
Muitos dos clientes de um escritório contábil vem através de indicações, por isso é importante que o contador mantenha uma boa rede de contatos para expandir o seu alcance e captar novos potenciais clientes. Vale lembrar, também, que ter bons contatos pode ajudar o profissional a ajudar também o seu cliente, indicando nomes para futuras parcerias ou prestação de serviços.
7- Eduque o cliente para cumprir com suas responsabilidades
Assim como o contador, o produtor também possui responsabilidades e essas precisam ser cumpridas para assegurar o sucesso da contabilidade rural. Fazer o pagamento dos impostos, monitorar as entradas e saídas do estoque, realizar a gestão da propriedade e emitir as notas fiscais são apenas algumas delas.
Muitos produtores não conhecem o funcionamento da contabilidade do agronegócio, por isso cabe ao contador e a sua equipe instruir e educar o cliente para que o mesmo saiba o que precisa ser feito mês a mês.
Leia também
8- Domine a legislação para garantir benefícios fiscais ao produtor
Na atividade rural, a lista de impostos pode ser dividida em duas categorias: tributações para o produtor rural pessoa física e tributações para o produtor rural pessoa jurídica.
Saber quais são os impostos para cada perfil de cliente, bem como dominar a legislação e a gestão tributária, é muito importante para o contador garantir benefícios fiscais para o seu cliente e ajudá-lo a se antecipar e planejar o recolhimento dos tributos.
9- Saia do tradicional
Mesmo que muitas das atividades continuem as mesmas, o contador não precisa ficar preso a isso e oferecer apenas serviços tradicionais de contabilidade. Pode, por exemplo, modernizar o escritório e entregar também serviços consultivos.
A contabilidade consultiva é a área da contabilidade em que o contador sai da sua zona de conforto e vai além, atuando mais próximo do produtor e auxiliando-o no gerenciamento da propriedade e na tomada de decisão.
10- Invista em tecnologias que otimizam o tempo
Outra melhor prática para o escritório contábil do agronegócio consiste em investir em tecnologias que otimizam o tempo. Para atuar mais próximo do cliente e ajudá-lo de forma consultiva, o contador e a equipe precisam de disponibilidade, e isso só pode ser alcançado com o apoio das ferramentas certas.
Um software para gerar LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), que funciona como emissor Nota Fiscal Produtor Rural e MDFe Produtor Rural e como simulador de Imposto de Renda produtor rural, pode ser uma alternativa interessante para o escritório contábil agilizar as operações internas e garantir um serviço mais ágil e exclusivo ao cliente.
Quais melhores práticas para o escritório contábil do agronegócio você já colocou em ação no seu escritório? Diga para a gente nos comentários!
Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!