O Brasil se tornou um dos grandes exportadores de commodities agrícolas e isso não é segredo para ninguém. Conforme dados do Banco Pactual, o nosso país é o maior exportador de soja no cenário global – representando 56% do total.

 

Com essa expressiva relevância, também nos destacamos quando o assunto é produção e venda de milho, café, açúcar, carne bovina e frango. Por isso, cresce também a importância de compreender o mercado internacional e tudo que impacta o preço das commodities.

 

Para saber com mais detalhes, confira o conteúdo na íntegra:

 

O que são commodities agrícolas?

 

Commodities, em sua livre tradução, significa “mercadorias”. No entanto, para que um produto seja considerado uma commodity, não pode ter alteração na origem. Ou seja, são comercializadas como matérias-primas e possuem um grande escoamento.

 

Em síntese, são produtos como:

 

  1. Café
  2. Soja
  3. Milho
  4. Açúcar
  5. Carnes
  6. Algodão e etc.

 

No entanto, o Produtor que exporta a sua produção não possui nenhuma influência sobre o preço que comercializará suas mercadorias. É exatamente isso. A venda das commodities passam por uma valoração defina por fatores externos e globais.

 

É por isso que criamos esse conteúdo. Para que o produtor possa entender o que interfere os preços e como podemos nos preparar para tais oscilações. Vamos lá?

 

O que influencia o valor das commodities agrícolas?

 

A primeira coisa que influencia os preços das commodities agrícolas é a lei da oferta e procura. Para essa questão, considera-se que se há muitas pessoas em busca de um mesmo produto, e supostamente não há quantidade necessária para tal demanda, o produto encarece. E é dessa mesma forma que se aplica o inverso.

 

Porém, outros fatores externos também compõe a variação do valor. Acompanhe abaixo:

 

  • Taxas de câmbio;
  • Condições climática;
  • Ações governamentais e política.

 

Para as tarifas, a justificativa é que a variação no valor das moedas pode influenciar no preço das commodities. Assim como eventos climáticos, que podem, inclusive, afetar a quantidade produzida. Já para as ações governamentais e políticas, entende-se que impactam o cenário global e consequentemente, tudo que nesse estão envolvidos – inclusive as negociações para escoamento de commodities.

 

Mas e como o produtor pode se preparar para as oscilações das commodities agrícolas

 

Essa é uma excelente pergunta! Visto que há uma certa complexidade nos fatores que definem os preços, torna-se importante que o produtor esteja preparado para as variações, sempre pensando em não afetar sua rentabilidade.

 

Apesar dos impactos, é possível pensar em estratégias que diminuam os impactos ou diluam os riscos. Veja:

 

1. Diversificação de produção

 

Depender de uma única commodities aumenta consideravelmente o risco de ser impacto quando há oscilações negativas nos preços. Logo, investir em duas ou mais produções permite equilibrar as culturas e diminuir riscos.

 

2. Gestão de custos agrícolas

 

Mesmo com preços baixos na venda de commodities, com uma boa gestão de custos é possível manter a rentabilidade. Por isso, preze pela organização financeira da propriedade e busque por estratégias que permitem produzir mais e melhor.

 

3. Monitore o mercado

 

Apesar de ser um assunto complexo para alguns produtores, entender os altos e baixos do mercado permite agir de forma inteligente. Inclusive, habilita-se a possibilidade de escolher quando vender. Previsões globais e climáticas podem auxiliar na tomada de decisão.

 

4. Parcerias estratégicas

 

Possuir parceria estratégias com outros produtores ou até mesmo com cooperativas pode facilitar negociações e gerar oportunidades econômicas melhores. Além disso, é um canal de fortalecimento para compartilhar conhecimentos.

 

O Agronota é um grande aliado do Produtor Rural 🤝

 

Tornamos a emissão de notas tão fácil que você consegue emitir no seu primeiro acesso, de onde estiver, mesmo sem nenhuma experiência anterior com isso. 

 

Esqueça os erros e o preenchimento manual, nós automatizamos o cálculo de ICMS e Funrural para você! Basta escolher o cliente, produto, quantidade, valor unitário e prontinho, NFPe emitida em segundos. Conheça o Agronota:

 

Clique aqui para conhecer o Agronota!

 

Conheça o Agronota - emissor de nota fiscal eletrônica de Produtor Rural

aplicativo para produtor emitir notas

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre commodities agrícolas? Deixe um comentário.

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário