O produtor rural que quer ter sucesso na atividade precisa saber quais são os principais desafios do agronegócio e como superar as dificuldades no campo.
Segundo dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os principais desafios do agronegócio são: manter a rentabilidade, melhorar o gerenciamento e conseguir administrar os altos custos.
No entanto, existem outros obstáculos que também merecem destaque e precisam ser superadas pelo produtor rural ao longo da atividade. E, é exatamente sobre eles que falaremos neste artigo.
Emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
Tenha tranquilidade e segurança para cumprir com 100% da legislação. Com cálculos e lançamentos automáticos, ganhe tempo, previsibilidade tributária e simplicidade nas operações.
Principais desafios do agronegócio
O termo “agronegócio” surgiu em meados do século XX, nos Estados Unidos, e desde então tornou-se um dos tópicos mais importantes na economia de um país. A participação do produtor rural no dia a dia das famílias é enorme, e todas as pessoas dependem ou já dependeram desses fornecedores.
O que muitos não sabem é que, para o alimento chegar até a mesa do consumidor final, existe uma série de desafios do agronegócio que precisam ser superados. Abaixo, veja quais são:
1. Alta carga tributária
Independente do regime de tributação escolhido, o produtor rural precisa arcar com uma série de obrigações fiscais. ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IR (Imposto de Renda) e Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) são os impostos mais comuns, e tanto PF como PJ precisam fazer o recolhimento.
No caso do produtor rural pessoa jurídica, existe a questão do regime de tributação que vai determinar o valor pago mensalmente pelo produtor. Aqui ele pode optar pelo Simples Nacional (em que a receita anual não pode ultrapassar R$3,6 milhões), Lucro Real (cobrado conforme os resultados reais do ano) ou Lucro Presumido (contabilizado em cima do lucro total).
Já no caso do produtor rural pessoa física, a carga tributária vai depender da quantidade de despesas, emissão de nota, entre outros fatores. Ou seja, a carga tributária, tanto para o produtor PF como PJ pode ser bastante elevada.
2. Desperdício na produção
A aplicação indevida de defensivos, o uso excessivo no trato dos animais e a manipulação errada de máquinas e implementos agrícolas tendem a gerar muitos desperdícios na produção. Esses desperdícios, por sua vez, podem pesar no bolso do produtor rural e até impedir que o mesmo tenha mais lucro na atividade.
3. Mudanças climáticas
Outro desafio do agronegócio está relacionada às mudanças climáticas. O produtor rural depende do clima para ter sucesso na produção, e as oscilações de temperatura podem ser um problema já que a propriedade está constantemente exposta e pode sofrer com chuvas excessivas, ventos fortes, frio extremo ou estiagem.
4. Falta de mão de obra especializada
A busca por uma vida mais confortável nas cidades também se tornou um dos principais desafios do agronegócio, visto que contribuiu para a carência e falta de mão de obra no campo. Atualmente, o produtor está com bastante dificuldade para encontrar profissionais interessados a trabalhar na lavoura, mesmo que a remuneração seja alta.
5. Gestão da propriedade
Como o produtor precisa focar em vários processos de produção (compra de insumos, preparo do solo, semeadura, rotação de cultura, cuidado com animais, manejo, etc), nem sempre sobra tempo para ele cuidar da logística e fazer a gestão correta da propriedade. E essa falta de controle pode acabar desencadeando uma série de outros problemas, bem como afetar os resultados.
Dicas para superar os desafios do agronegócio
Agora que você já sabe quais são os principais desafios do agronegócio, que tal conferir algumas dicas que preparamos para superar as dificuldades e ter sucesso no campo?
1- Controle de impostos
Fazer o controle de impostos é a estratégica mais confiável para o produtor rural pagar apenas o valor devido sobre os tributos. Também para impedir que atrasos acabem acarretando juros e multas. Mesmo que a carga tributária seja alta na atividade agrícola, a escolha errada do regime de tributação pode fazer com que o produtor acabe desembolsando mais que o necessário. Prejudicando, assim, a sua lucratividade.
Veja também:
2- Planejamento de compra e uso de insumos
O planejamento de compra e uso de insumos é outra dica valiosa para superar os desafios do agronegócio. Antes mesmo de realizar o plantio, o ideal é que o produtor defina qual será a cultura plantada, a área de terra e o tipo de máquina e implementos necessários para a produção. E, só depois, mensurar a quantidade de insumos e o valor ideal para o investimento. Isso vai ajudá-lo a economizar e evitar desperdícios.
3- Aquisição de maquinário
A falta de mão de obra é um problema, mas hoje o produtor rural pode recorrer à máquinas e outros equipamentos automatizados para realizar o plantio e a colheita. Mesmo que o investimento inicial seja alto, os benefícios podem ser significativos tanto para o médio como para o longo prazo. Economia no pagamento de funcionários e maior produtividade na lavoura, por exemplo, são alguns.
4- Investimento em tecnologia
Outra dica que pode ajudar está relacionada a investimentos em tecnologia. Hoje o produtor não precisa mais fazer a gestão da sua propriedade de forma manual. Pode recorrer a softwares e aplicativos que permitem a emissão de notas fiscais, a elaboração do livro caixa e até realizam a simulação do IR, como é o caso do AgroNota.
O Agronota é uma plataforma 100% online que automatiza todos os lançamentos, eliminando tarefas manuais e garantindo uma visão mais ampla sobre as atividades da propriedade. Não só isso, que pode servir de ponte para aproximar o produtor rural do seu contador.
Aproveite para ler também:
Tendências do agronegócio: tudo que o contador rural precisa saber
Realmente, existem muitos desafios do agronegócio que precisam ser superados para garantir o sucesso na atividade. No entanto, com as dicas acima, pode ficar mais fácil para o produtor gerenciar a sua lavoura, economizar tempo e garantir maior retorno.
Se gostou do conteúdo, considere compartilhar com alguém que precisa saber disso e aproveite para se inscrever na nossa newsletter gratuita para receber as próximas novidades! 😃
Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!