O planejamento tributário do Produtor Rural não tem fórmulas prontas ou mágicas, mas sem dúvidas, é uma excelente oportunidade para reduzir a carga tributária da atividade econômica.
De antemão, há aumentos nos tributos em quase todos os setores brasileiros. Logo, com cada vez mais desembolsos financeiros relacionados aos impostos a pagar, os produtores têm procurado por soluções viáveis e legais.
A economia fiscal é uma excelente fonte para obter mais capital de giro, mais liquidez e maior rentabilidade no agronegócio.
Sabendo disso, acompanhe na íntegra mais sobre o assunto:
Para começar, o que é tributação da atividade rural?
A atividade rural, assim como os demais trabalhos economicamente lucrativos, gera uma renda para a pessoa envolvida com a operação.
Dessa forma, toda receita gerada no Brasil está passível à tributação. Ou seja, toda movimentação do Produtor Rural é tributada conforme regime de caixa.
💡 Como exceção à regra, temos os investimentos financiados por uma instituição financeira e os adiantamentos recebidos para entrega futura de produtos.
Em síntese, a tributação da atividade rural é uma obrigação e deve informar rendimentos, despesas, investimentos e demais fluxos, ano a ano, para a Receita Federal.
Continue lendo:
Tributação da atividade rural: entenda como funciona na prática
3 passos para o planejamento tributário do Produtor Rural
Conforme conversamos ao longo desse conteúdo, o planejamento tributário do Produtor Rural propõe encontrar a menor carga tributária.
Além disso, a iniciativa permite uma maior lucratividade para a atividade, contribuindo inclusive para a redução do êxodo rural e servindo como incentivo para a sucessão familiar. Afinal, sabe-se da importância na economia que o setor agro representa para o país, não é?
O agronegócio possui uma grande participação no PIB nacional, representando 25% de todo o produto interno bruto gerado no Brasil.
Sabendo disso, o Contador torna-se um grande aliado do Produtor, aplicando técnicas legais para a redução de impostos. Confira 3 passos para iniciar o planejamento tributário do Produtor Rural:
1. Comece pelo diagnóstico
Para que seja possível ser eficiente em sua estratégia tributária, compare os resultados e as técnicas contábeis utilizadas em anos anteriores. E então, assim como em qualquer projeto, busque identificar gargalos, contabilizar resultados e traçar soluções.
Sabemos que o agro é um setor com diversos benefícios fiscais, esse é o momento ideal para entendê-los e buscá-los como um auxílio na redução de impostos a pagar.
E aí, coletou todas as informações? Bora para o próximo passo, então:
2. Mapeamento da atividade rural
Outro ponto importante para o planejamento tributário do Produtor Rural é o entendimento de sua operação e o conhecimento de suas obrigações fiscais.
Para isso, atente-se à escolha do regime tributário e os tributos incidentes na atividade mapeada.
3. Planejamento de tributos na prática
Ótimo! Agora vamos colocar em prática todas as informações que coletamos no passo 1 e 2.
Para que o planejamento tributário possa fazer efeitos reais, perceba:
- A forma de recolhimento do funrural;
- O regime tributário do enquadramento;
- Comparativos entre a pessoa física e jurídica.
Além disso, a contabilidade reserva muitas oportunidades que delimitam legalmente o pagamento de impostos conforme o estritamente justo. Encontre as melhores escolhas para o seu cliente através de simulações de cenários!
Através de controles internos, gestão de custos e conhecimento tributário, torna-se possível alcançar a economia fiscal e agregar valor ao Produtor.
Para ajudar você nesse processo, conheça o Simulador de Imposto de Renda do Agronota!
Benefícios de planejar a tributação da atividade rural
O planejamento tributário do agronegócio é uma estratégia que auxilia o produtor a reduzir e otimizar a carga tributária sobre a propriedade rural, aplicando medidas legais.
Assim, para gerir o negócio rural da melhor forma possível, quem produz deve ter todas as informações e dados financeiros em mãos, de preferência, em tempo real.
Estas informações podem ser geradas através dos registros da sua movimentação no livro caixa e em planilhas complementares.
Em posse destes dados, o Contador, juntamente com o Produtor rural, conseguirá garantir que a diminuição da carga tributária seja feita dentro da lei e sem apresentar riscos ao seu negócio.
Além disso, possibilitará analisar se o melhor enquadramento tributário para o Produtor Rural é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Desse modo, o principal benefício de um bom planejamento tributário do Produtor é a organização da propriedade, trazendo maior lucratividade e resultados acima da média.
E aí, tudo tranquilo até aqui? Aproveite para conhecer tudo que o Agronota pode oferecer para contadores e produtores!
- O sistema para Livro Caixa e LCDPR mais simples e rápido;
- A emissão de Nota de Produtor Eletrônica mais simples e rápida.
Ou acesse agronota.com.br e confira todas as soluções!
Ficou com alguma dúvida sobre planejamento tributário do produtor rural? Deixe um comentário e responderemos em breve! Gostou do conteúdo? Considere se inscrever em nossa newsletter e receber os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!