O BPO financeiro no agronegócio surgiu como uma possibilidade de ampliar a linha de serviços prestados pelo contador ao produtor. Desse modo, tornou-se um contraponto ao problema enfrentado por muitas contabilidades, visto que ainda há muitos produtores que aparecem no escritório apenas uma vez ao ano.
Quer entender melhor sobre o assunto? Confira na íntegra:
A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
+6.500 clientes ganham tempo com o Agronota
O que é BPO financeiro?
Antes de tudo, BPO é a sigla de Business Process Outsourcing. Esta é uma solução cada vez mais adotada por empresas de agronegócios para otimizar seus processos financeiros e se manterem competitivas no mercado.
Basicamente, esse serviço consiste na terceirização das atividades financeiras e contábeis de uma organização para uma empresa especializada, que fica responsável pela gestão desses processos de forma ágil e estratégica.
Quando uma empresa opta por esse serviço, ela transfere responsabilidades como caixa, planejamento financeiro e controle de contas para a empresa contratada.
BPO financeiro e o agronegócio
No agronegócio, as empresas enfrentam desafios financeiros específicos, como a necessidade de gerenciar variações de preços das commodities, cuidar da gestão de estoques e administrar empréstimos para investimentos em tecnologia e infraestrutura.
Além disso, os negócios rurais frequentemente enfrentam dificuldades para contratar profissionais qualificados para a área financeira e é nesse ponto que o contador pode assumir essas questões da melhor forma.
Normalmente, os contadores são importantes aliados dos produtores rurais nas decisões tributárias. Eles também são fundamentais para a gestão financeira do agronegócio, atuando como braço direito dos produtores rurais.
O BPO financeiro proporciona ao agronegócio acesso a uma equipe especializada em finanças e inteligência de mercado. Os profissionais contratados para este fim são capazes de, por exemplo:
- Oferecer insights essenciais para a tomada de decisões estratégicas;
- Fornecer relatórios e análises de desempenho financeiro;
- Garantir o controle de custos para melhorar os indicadores de produtividade.
Benefícios do BPO financeiro para produtores rurais
Ao terceirizar os compromissos com a gestão financeira, o produtor rural encontra benefícios como:
- Integração com a contabilidade da empresa;
- Fluxo de caixa atualizado diariamente;
- Finanças organizadas, com recebimentos e pagamentos sempre em dia;
- Recuperação de créditos, redução de custos e maior precisão no controle de tributos, gastos ou investimentos;
- Ganho de tempo e liberdade para cuidar das tarefas diárias da propriedade rural;
- Tomadas de decisão guiadas e mais estratégicas.
E afinal, como o controle financeiro do Produtor pode me ajudar a lucrar mais?
O BPO financeiro no agronegócio tem se tornado cada vez mais necessário. Isso pois, diferente do Imposto de Renda, o acompanhamento financeiro tornou-se uma questão de boa eficiência e lucratividade da atividade rural.
Além disso, o produtor tem muito a ganhar quando possui um controle de contas a pagar e receber eficiente. Logo, é através da gestão financeira que é possível capturar insights e proporcionar maior lucratividade para a operação.
Por isso, é uma oportunidade para o contador gerar mais lucros para seu escritório e ampliar sua esteira de serviços, fazendo o BPO financeiro no agronegócio. Assim como é uma possibilidade de ganhos de capital para o produtor que sabe onde centralizam-se seus gastos.
Com o Agronota, gerencie receitas e despesas separando por atividade rural e outras atividades. Gere diversos relatórios de contas a pagar, a receber e gerenciais, ajudando o Produtor a tomar as melhores decisões.
Conheça o Agronota e seu recurso de BPO financeiro para o agronegócio clicando aqui.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e responderemos em breve! Gostou do conteúdo? Considere se inscrever em nossa newsletter e receber os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!