Informar as contas bancárias no LCDPR é obrigatório, visto que é através delas que justificam-se as transações financeiras – entradas e saídas da atividade rural.

 

Para evitar erros, alguns cuidados tornam-se essenciais. Confira na íntegra:

 

A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida

+6.500 clientes ganham tempo com o Agronota

 

Quais cuidados preciso ter ao informar contas bancárias no LCDPR?

 

A segurança fiscal da entrega do LCDPR é muito importante. Por isso, atente-se ao passo a passo abaixo para cumprir com 100% da legislação.

 

1. Não lance tudo em numerário em trânsito

 

Um erro muito comum é lançar tudo em numerário em trânsito – quando a transação ainda não passou por uma conta bancária. E, sinceramente, essa desatenção pode custar caro ao produtor.

 

Isso pois, fica nítido para a Receita Federal que não comprovação dos lançamentos que foram realizados. Desse modo, abre espaço para questionamentos, invalidações e até multas por omissão.

 

Portanto, certifique-se de solicitar os documentos corretos ao produtor, justificando cada lançamento e informando as origens de pagamentos e receitas.

 

2. Não lance conforme datas de vencimento da Nota Fiscal

 

Esse ponto exige muito cuidado e critério por parte do contador. Isso porque a letrinha “C” da sigla LCDPR representa a palavra “caixa”. Ou seja, é um regime de caixa e não de competência.

 

Desse modo, os lançamentos precisam ser realizados em sua respectiva data de pagamento. É claro, em alguns casos, o pagamento e a data de vencimento coincidirá – e isso não tem problema algum.

 

Portanto, o ponto de atenção é para os casos onde o pagamento em si é feito em data anterior ou posterior ao vencimento. A regra em si é lançar o desembolso ou entrada nas datas corretas de saída ou entrada.

 

3. Então posso lançar tudo na conta caixa?

 

Não! Assim como o numerário em trânsito, lançar tudo na conta caixa gera desconfiança e pode fazer com que o produtor caia na malha fina.

 

Afinal, toda transação financeira superior a R$30.000,00 em espécie precisa declarar e explicar tal movimentação através do DME – Declarar operações liquidadas com moeda em espécie.

 

Por isso, a recomendação é informar corretamente as origens dos desembolsos e das receitas.

 

4. Solicite o extrato bancário ao produtor

 

Apesar da resistência do produtor rural ao fornecer o extrato bancário ao produtor, essa informação é muito importante para conferência e ajustes.

 

Logo, explicar ao produtor os motivos de tal pedido, é crucial para a eficiência fiscal. Faça esse alinhamento o mais rápido possível e antes da entrega, concilie os lançamentos, evitando assim, inconsistências.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Conheça o Agronota e garanta 100% de conformidade fiscal do produtor rural. Temos a emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida.

 

A emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida

+6.500 clientes ganham tempo com o Agronota

 

Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida sobre as contas bancárias no LCDPR? Deixe um comentário.

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário