Contador Rural: novidades no agronegócio!

Olá, Contador Rural, este artigo foi preparado para te manter informado sobre as tendências e novidades do Agronegócio no Brasil, visando traçar um perfil certeiro do seu cliente: o produtor rural.

Atualmente, o mercado de produção rural passa por constantes transformações, exigindo que as pessoas que prestam serviço para os produtores, por exemplo, estejam conectadas e alinhadas com as reais necessidades da área.

Nesse sentido, a contabilidade rural e o campo devem estar paralelas à dinâmica de que o setor Agro não para e os sistemas ligados a ele, também não podem parar.

Em outras palavras, aqui você encontrará tudo que precisa para adequar-se as demandas e mudanças neste cenário, além de entender e aprofundar-se um pouquinho mais no mundo do agronegócio. Vem com a gente?

Tendências para o Agronegócio

As oportunidades para o agronegócio não param de crescer e mesmo em ano de pandemia, o PIB advindo deste mercado aumentou em 9%. Além de uma grande potência para o país, o setor rural é um ambiente de constantes transformações. Por isso surge a demanda, exigindo que os contadores estejam atualizados perante o surgimento de novas tecnologias.

Sabendo disso, separamos as tendências para 2021 e destacamos como a contabilidade rural é capaz de expandir e prosperar perante tais modificações. Veja abaixo:

O agronegócio digital

Dia após dia, os produtores rurais estão mais tecnológicos e a era digital no mercado é um processo em aceleração. Hoje, é habitual que o produtor acesse a internet e confira informações como a cotação de grãos, a previsão do tempo e até mesmo para comprar insumos para a lavoura por meio de marketplace.

Desse modo, o proprietário rural consegue estar amplamente conectado, incluindo a contabilidade em sua rotina, visto que com a ajuda de software, o dia a dia contábil é facilitado.

Em outras palavras, já é possível emitir NFP-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtor), gerar Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) e até ter em mãos a previsibilidade do Imposto de Renda de forma online, possibilitando que estratégias mais assertivas participem da tomada de decisão do produtor.

Experimente o AgroNota

Experimente o AgroNota

Ademais, o contador rural consegue automatizar processos e eliminar diversas tarefas manuais que demandavam horas ou até dias. Ou seja, ao otimizar as atividades rotineiras, sobra tempo hábil para ser reinvestido no crescimento do seu negócio, ou ainda, para atender outra cartela de clientes.

Portanto, ao informatizar a sua contabilidade, você traz inovação e tecnologia de ponta para a sua empresa. Assim o seu trabalho permanece focado ao que realmente importa, deixando os processos burocráticos no automático.

Contador rural e a crescente expansão

Como você já sabe, a Receita Federal está cada vez mais atenta às movimentações financeiras do agronegócio. Diversas investigações foram abertas nos últimos anos, buscando encontrar possíveis agricultores que sonegaram impostos.

O despertar perante os produtores rural surgiu após o cruzamento de notas fiscais com as informações contidas na Receita Federal. Onde foi identificado uma lista de contribuintes que deixaram de apresentar declarações de ajuste anual do IRPF, mesmo tendo auferido receita tributável oriunda de atividade rural.

Em apenas uma destas operações, a Declara Agro, cerca de 30 mil produtores são suspeitos de omitir  aproximadamente R$20 bilhões de reais.

Sobretudo, a RF está se modernizando com rapidez e a cada vez mais verificará com facilidade as inconsistências fiscais nas declarações tributárias. Contudo, se o principal órgão fiscalizador está tecnológico, deixar a contabilidade rural no passado, é um risco e tanto.

Receita Federal: malha fina para agronegócios

Desse modo, ao utilizar um sistema digital para contador rural, torne-se possível e fácil emitir notas fiscais e garantir que as mesmas sejam escrituradas no Livro Caixa do Produtor Rural e em seu consequente Imposto de renda (IR). Assim, a propriedade rural impede que haja disparidade de dados.

Além disso, gerar LCDPR, simular IR e emitir NFP-e ficará centralizado em uma única plataforma, permitindo o acesso de qualquer dispositivo com internet. Ainda é possível, otimizar o tempo do contador, deixando o emitir nota à nota para trás.

Por fim, os produtores rurais precisam estar em legalidade com a constituição e estão preocupados com a malha fina. Ou seja, este é um momento de grandes oportunidades para o contador rural se especializar. Tenha consigo sistemas de qualidade, ampliando seus lucros e clientes.

Tecnologia e produtividade

Com a tecnologia de sistemas contábeis cada vez mais inteligentes e auxiliando em processos demorados, o produtor possui mais tempo para fazer o que ele sabe de melhor: produzir.

Nesse sentido, a propriedade rural e a contabilidade saem ganhando, com uma produtividade em escala e uma rotina mais descomplicada e otimizada.

Ou seja, com uma contabilidade inteligente tornou-se possível gerenciar a propriedade rural com mais eficiência. Trazendo modernidade, segurança e agilidade para suprir às necessidades do produtor.

Segurança

Junto com as novidades e transformações no mundo agro, surgem diversas inseguranças e desconfianças diante de tanta informação.

Isso acontece, pois, o excesso de oferta de serviços assusta e gera desconfiança no produtor rural. Portanto, possuir uma presença online é essencial, mas estar perto de seus clientes, construindo uma relação de estabilidade e segurança, é obrigação.

Entretanto, o dia a dia da contabilidade é exigente, nós sabemos. É por isso, que a utilização de sistemas intuitivos pode ser a virada de chave para muitos contadores rurais, apostando em uma contabilidade diferenciada, com eficiência, rapidez e conexão com o campo, em tempo real.

Conheça o AgroNota

Desse modo, pensando nisso e entendendo esta necessidade, o AgroNota surgiu com soluções inovadoras e qualificadas para você, contador rural.

De forma simples e rápida, você emite a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em poucos segundos. Com a ajuda de automações inteligentes como a busca automática da tributação dos produtos você ganha tempo e segurança.

Além disso, ao contratar o nosso software, você pode imprimir o Livro Caixa Atividade Rural ou o Livro Caixa Digital (LCDPR). Não perca tempo digitando nota à nota, o AgroNota faz esse trabalho de forma automática para você.

E ainda, com o nosso auxílio, tenha previsibilidade do valor do imposto de renda. Faça simulações realistas da declaração do IR (completa e simplificada) para facilitar a tomada de decisões na gestão rural.

O melhor de tudo isso é que você centraliza as funcionalidade em uma única plataforma, otimiza tempo e atrai clientes que também sentem a necessidade de informatizar o seu negócio. Maravilhoso, não é? Confira as vantagens do AgroNota e comece agora mesmo!

Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.

E você? Precisa de auxílio para facilitar a contabilidade rural? Conheça o AgroNota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

experimente o AgroNota

Gostou dessa matéria?

Inscreva-se na newsletter gratuita e receba novos conteúdos no seu e-mail!