Ei, produtor, quer investir na atividade pecuária, mas não sabe por onde começar? Sem problemas! Neste artigo explicamos tudo que é preciso saber para dar o primeiro passo e garantir o sucesso na atividade:
- O que é atividade pecuária?
- Como funciona sua classificação?
- Qual a importância da pecuária no Brasil?
- Quais são os métodos de produção?
- Quais atividades não entram na categoria pecuária
Emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
Tenha tranquilidade e segurança para cumprir com 100% da legislação. Com cálculos e lançamentos automáticos, ganhe tempo, previsibilidade tributária e simplicidade nas operações.
O que é atividade pecuária?
A pecuária nada mais é que a atividade que foca na criação e venda de animais para consumo. Esses animais podem ser bovinos, aves, abelhas, peixes, ovelhas, porcos, rãs, entre outros.
A prática pecuária já existe há muito tempo — cerca de 100.000 anos, e é considerada uma das atividades econômicas mais importantes do mundo por estar relacionada à alimentação. Sem a criação e venda de animais, as pessoas jamais teriam acesso à carne, lã e outros produtos essenciais para a substância humana.
Além da produção de carne, não podemos esquecer de mencionar que a pecuária também abrange a produção de derivados. Ou seja, produção de produtos como leite, mel, ovos, etc.
Se quiser, o produtor pode focar unicamente na atividade pecuária. Porém, é bastante comum ver os produtores usando a propriedade rural para garantir, também, riqueza da terra. E, nesse caso, a prática passa a ser conhecida como atividade agropecuária.
Como funciona a classificação da atividade pecuária
Assim como a atividade agrícola, a atividade pecuária também possui muitas ramificações. Isso significa que existem finalidades produtivas diferentes e que o produtor rural pode escolher qual será o foco da produção na sua propriedade.
Na pecuária, a atividade pode ser classificada da seguinte forma:
- Pecuária de corte: está ligada à produção de carne para o consumo. Animais como bovinos, suínos e aves ganham destaque nessa categoria, mas isso não significa que o produtor não pode apostar na produção de outros espécimes para corte como, por exemplo, ovinos (ovelhas);
- Pecuária leiteira: é voltada para a produção de leite de vaca, cabra, entre outros animais. Além de vender o produto in natura, o produtor também pode entregar a matéria-prima para indústrias de lacticínios, que transformam o leite em iogurtes, manteiga, queijo, etc;
- Pecuária de lã: essa atividade se concentra unicamente na obtenção de lã. Aqui a matéria-prima é geralmente obtida de animais como ovelhas e cabras.
A importância da atividade pecuária no Brasil
A atividade pecuária é muito importante por garantir o alimento dos brasileiros. No entanto, ela também tem relevância por ser uma das principais fontes de renda para a economia do país.
De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a pecuária é responsável por 32% do PIB brasileiro. E segundo relatório divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo.
Ou seja, a atividade pecuária desempenha um papel fundamental para a estabilidade econômica do país, bem como para a alimentação dos brasileiros.
Métodos de produção na pecuária
Como falamos acima, o produtor pode escolher o tipo de produção que quer ter na sua propriedade, se pecuária de corte, de leite ou de lã. Contudo, cada forma de produção possui suas particularidades. Portanto, será preciso que o produtor defina, também, o método de produção a ser aplicado:
1- Pecuária extensiva
A pecuária extensiva é a modalidade que utiliza as áreas externas da propriedade para criação de animais. Por conta disso, se torna o modelo de produção mais econômico já que o investimento em infraestrutura e tecnologia é baixo, e o produtor pode usar as próprias terras para fazer a pastagem.
No entanto, a falta de investimentos em infraestrutura e tecnologia tende a prejudicar os resultados do produtor, visto que a propriedade apresenta níveis mais baixos de produtividade.
2- Pecuária intensiva
A pecuária intensiva é a modalidade que usa do confinamento para a criação de animais. Para garantir um ambiente limpo e adequado, e que o produto final seja entregue com qualidade ao cliente, é necessário que o pecuarista invista em infraestrutura, mão de obra e tecnologia.
Muitas pessoas podem pensar que a pecuária intensiva não é vantajosa porque requer investimentos constantes. Mas, na verdade, esse modelo pode proporcionar ganhos ainda maiores para o produtor, pois o uso de tecnologias melhoram muito o controle sobre os animais e os custos de produção.
Atividades que não entram na pecuária
Quando falamos em pecuária, pode acontecer das pessoas ficarem confusas e acharem que a criação de qualquer animal entra na categoria. No entanto, criar cachorros e gatos, por exemplo, não pode ser classificado como atividade pecuária porque trata a criação de animais domésticos e não para consumo.
De acordo com a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), existem atividades que são consideradas apenas de apoio à pecuária. Logo, não entram na categoria. São elas:
- Alojamento do gado de curta duração;
- Atividades de intermediação na venda de animais vivos;
- Atividades veterinárias;
- Consórcio de estabulação;
- Contratantes de mão de obra para pecuária;
- Cuidado e reprodução de animais de terceiros;
- Empregadores de padronização de ovos de galinha;
- Higiene e embelezamento de animais domésticos;
- Limpeza de galinheiro;
- Serviço de apanha e catação de frango;
- Serviço de classificação de pinto;
- Serviço de engorda de bovinos em currais;
- Serviço de inseminação artificial em animais;
- Serviço de manejo de animais;
- Serviço de sexagem de pintos;
- Serviço de tosquiamento de ovinos;
- Serviços de adestramento de animais domésticos, exceto cães de guarda;
- Serviços de limpeza de banheiro carrapaticidas e sarnicidas;
- Serviços de organização de exposições, feiras e shows agropecuários.
Aproveite para ler também:
- Tendências do agronegócio: tudo que o contador rural precisa saber
- BPO Financeiro no agronegócio: vantagens para contadores e produtores rurais
- Enviar arquivo XML para contabilidade automaticamente é fácil com integração Agronota e sistema Domínio
- Emissor de nota de produtor: qual o melhor e como emitir NFP-e?
Se você gostou do conteúdo, se inscreva na nossa newsletter para receber as novidades direto no seu e-mail!
Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!