Olá, contador rural! Você sabia que a implementação de estratégias de relacionamento com os clientes da contabilidade rural é um investimento a longo prazo que seu negócio contábil estará fazendo?

 

É isso mesmo! Quando apostamos na manutenção de boas relações e asseguramos a construção de conexões mais profundas com as pessoas que utilizam os nossos serviços; estamos fomentando a fidelização de clientes e promovendo o escritório, para uma visibilidade positiva.

 

Além disso, manter o bom relacionamento com o cliente é garantir que seu consumidor recomende-o para um amigo e faça o famoso ‘marketing boca a boca’.

 

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

 

Portanto, a utilização de estratégias eficientes para o relacionamento com os cliente de contabilidade rural pode elevar a sua empresa e torná-la próspera.

 

Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem

 

Sabendo disso, conseguimos mensurar o quão eficiente é focar no atendimento e conquistar a confiança dos consumidores. Então, separamos dicas para que a sua contabilidade rural proporcione experiências valiosas aos consumidores. Confira:

 

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O que é relacionamento com os clientes de contabilidade rural

 

O relacionamento com os clientes da contabilidade rural é uma conexão criada entre a sua empresa e sua persona. Ou seja, é uma estratégia que unida ao ciclo de vendas, pode fidelizar consumidores e aumentar os lucros do seu negócio.

 

Nesse sentido, para que seja possível manter um relacionamento saudável com o cliente, é fundamental a implementação de ações que visem uma comunicação contínua entre os consumidores e a sua marca.

 

Portanto, ao investir nestes comportamentos, cria-se esforços voltados à gestão do atendimento ao cliente, que se organizada de maneira eficiente e pode ser composta de laços profundos, verdadeiros e de longo prazo. Sendo assim, a relação cliente empresa se fortifica, e com um consumidor satisfeito, o negócio ganha um defensor da marca.

 

Desse modo, o relacionamento com o cliente é uma tática utilizada para criar experiências únicas e conquistar o consumidor por meio de ações que encantam e fidelizam os clientes.

 

Por que o relacionamento com os clientes da contabilidade rural é importante

 

Em um mercado cada vez mais concorrido, demonstrar seus diferenciais competitivos e delimitar a qualidade do seu negócio com objetividade, fará com que os seus clientes estejam fidelizados e fiéis a sua marca.

 

De acordo com uma pesquisa, 50% dos entrevistados afirmam que se vivenciassem uma experiência negativa com uma marca, mudariam para um concorrente.

 

Sendo assim, com os consumidores cada vez mais exigentes, prezar pela qualidade de  atendimento e pela construção de um bom relacionamento é indubitável para manter seu negócio constante e bem visto.

 

Sabendo disso e entendendo as atuais circunstâncias, separamos dicas exclusivas para você, contador rural, aproximar-se do produtor e criar uma relação sólida e bem resolvida. Confira abaixo:

 

Esclareça obrigações fiscais

 

Com tantas informações disponíveis, o produtor rural sente-se perdido e desatualizado. Desse modo, é importante que o contador rural esteja seguro e demonstre domínio da situação. Ou seja, para que seja possível manter um bom relacionamento com o seu cliente, é preciso estar atualizado e em constante evolução.

 

Nesse sentido, é essencial que você estipule as obrigações fiscais e suas periodicidades, organizando a contabilidade das propriedades rurais e facilitando a vida dos produtores.

 

Em outras palavras, ser objetivo e esclarecer as dúvidas dos seus clientes é uma maneira eficiente de criar relacionamentos mais duradouros, passar confiança e fortalecer a imagem do seu negócio.

 

Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.

 

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Ademais, explicar a relevância de estar em dia com a Receita Federal e orientá-lo em legalidade, é uma função do contador que se bem executada, pode gerar bons frutos. Neste caso, você pode informar quais os documentos devem ser emitidos e entregues e oferecer um bom software para gerenciar as notas fiscais e escriturá-las, por exemplo.

 

Desse modo, você oferece serviço completo, otimiza tempo e satisfaz o seu consumidor, prosperando o seu escritório. Portanto, ao pensar em relacionamento com os clientes de contabilidade rural, lembre-se imediatamente da necessidade de facilitar o processo e agilizar a rotina do proprietário.

 

Organize a entrega de documentos

 

A geração do Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) e a declaração do imposto de renda, por exemplo, são obrigações fiscais entregues anualmente. Entretanto, para que ambos os serviços sejam prestados com qualidade, necessitam de um acompanhamento durante todos os meses do ano.

 

Perder comprovantes e notas fiscais é muito fácil, não é? Esse fator, é algo que atrapalha e muito o escritório contábil, além de demandar muito tempo, visto que o contador emite nota à nota.

 

Porém, o que quase ninguém sabia é que já existem soluções inovadoras para otimizar o trabalho da contabilidade e deixar o contador mais próximo do campo.

 

Maravilhoso, não é mesmo? Através de softwares inteligentes já é possível acompanhar a emissão de notas fiscais eletrônicas em tempo real e deixá-las armazenadas para a escrituração. Além disso, com um sistema para a contabilidade rural é possível gerar o LCDPR e prever o imposto de renda do seu cliente, tudo em um único lugar.

 

Leia também: LCDPR quando e como entregar

 

Afinal, a proximidade com o produtor rural pode ser seu diferencial competitivo, melhorar o seu relacionamento com os clientes de contabilidade rural e ainda, ampliar as possibilidades do seu negócio.

 

Ofereça múltiplos canais para comunicação

 

Os consumidores necessitam sentir-se acolhidos, independente de qual canal para comunicação ele escolher. É notório que as preferências são variáveis, alguns preferem o chat, outros o telefone e alguns até o e-mail.

 

Contudo, esteja presente nos diversos canais de comunicação e certifique-se de que o atendimento seja o mesmo em todas elas, prezando sempre pela qualidade e satisfação do seu cliente.

 

Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço.

 

Ademais, atenda com rapidez e comunique-se com clareza, afinal, não existe arma mais poderosa que uma comunicação eficiente. Em outras palavras, para que o relacionamento com os clientes da contabilidade rural seja de excelência, opte por funcionários engajados e dispostos a crescer com a sua empresa.

 

Os clientes jamais amarão sua empresa até que seus empregados a amem primeiro.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia vinculada à produção rural já existe e está presente em diversas propriedades e você, contador rural, pode utilizá-la ao favor do seu escritório.

 

Com o auxílio da internet, por exemplo, muitas possibilidades se ampliaram, tornando as rotinas cada vez mais práticas e otimizadas. No campo não é diferente, muitos dos processos que demandam tempo e deslocamento, agora podem ser feitos de maneira automática e sem sair da fazenda.

 

Sim, já é possível emitir NFP-e de forma remota, online e pelo celular. Além disso, as notas fiscais emitidas são automaticamente armazenadas e categorizadas para que você, contador, precise apenas conferir e concluir a escrituração.

 

Portanto, já existe no mercado o software que facilita a rotina administrativa, aproxima a contabilidade do campo e ainda, possibilita automatizar processos.

 

Sobretudo, estar por dentro das novas tecnologias e trazer para o seu escritório mais autonomia é uma maneira de se destacar perante a concorrência e garantir clientes satisfeitos (que atrairão mais clientes).

 

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

 

Além disso, as obrigações fiscais e as atividades burocráticas são simplificadas e assim, com a tecnologia a seu favor, o trabalho de contabilidade rural fica cada vez mais descomplicado e inteligente.

 

Tenha empatia e resolva problemas

 

A empatia e a consequente resolução de problemas deve estar associada ao relacionamento com os clientes de contabilidade rural. Isso quer dizer que se colocar no lugar da outra pessoa e entender o seu problema para ajudá-la é essencial em qualquer tipo de prestação de serviço.

 

Entretanto, a empatia nos leva à nossa segunda estratégia para manter um bom relacionamento com os clientes de contabilidade rural: a resolução do problema. Por mais óbvio que seja, você deve estar preparado para lidar com a pressão e fazer isso da maneira mais afetiva e gentil.

 

Afinal, quando temos problemas, como consumidores, só queremos que nos entendam e que tudo se resolva, não é mesmo? Pois bem, o produtor rural pensa da mesma forma e deste mesmo modo deve ser feito com ele.

 

Seja um contador preocupado com o sucesso do seu cliente

 

O sucesso de um, é o sucesso de todos. Dessa forma, torcer e auxiliar para que o produtor rural conquiste o sucesso, é uma forma eficiente de criar relacionamentos mais profundos e alcançar os resultados esperados.

 

As coisas funcionam melhor para aqueles que fazem o melhor de como as coisas funcionam.

 

Portanto, esteja disposto a ajudar os seus clientes a progredirem e impulsioná-los com estratégias mais profissionais e especializadas. Ou seja, utilize todas as possibilidades viáveis para fazer com que bons frutos sejam colhidos perante a caminha até o sucesso.

 

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Seja um contador consultivo

 

É importante que além do serviço prestado com excelência, o relacionamento com o cliente de contabilidade rural seja de qualidade. Uma boa maneira de aproximar-se do produtor rural é demonstrando práticas consultivas.

 

Desse modo, você pode tirar dúvidas, agendar reuniões e criar conteúdos exclusivos e relevantes para os seus clientes. Ou seja, mensure quais as melhores tomadas de decisão ele poderia ter, analisando todos os seus dados. Assim, ele se sentirá acolhido e bem instruído, aumentando a confiança em seu negócio.

 

Em outras palavras, você pode simular situações e com a ajuda de sistemas inteligentes, mostrar para o produtor rural as previsibilidade do imposto de renda, por exemplo.

 

Isso já é possível e está disponível no software AgroNota, possibilitando que a simulação do IR seja mais próxima do real e que o seu cliente consiga realizar estratégias para que a declaração favoreça-o.

 

Oportunidades não acontecem. Você as cria.

 

Considerações finais

 

Com o setor do agronegócio em constante expansão as possibilidades de crescimento para o contador rural é imensurável. Portanto, investir em novas tecnologias e estar por dentro das tendências deste mercado é uma estratégia eficaz para prosperar o seu escritório.

 

Além disso, para que os seus clientes sejam fiéis à sua prestação de serviço e mantenham uma ligação com o seu negócio tornou-se fundamental construir um bom relacionamento com os clientes da contabilidade rural. 

 

Por fim, criar conexões profundas e laços fortes fará com a sua empresa conquiste uma ampla rede de apoiadores e ainda, garanta que o produtor rural esteja satisfeito, ampliando as suas chances de sucesso.

 

E você? Precisa de um software para otimizar a rotina contábil? Conheça o Agronota, o sistema que aproxima a contabilidade ao campo.

 

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