O agronegócio, sendo um setor que contribui com o desenvolvimento da economia brasileira, pode estrategicamente aproveitar de algumas oportunidades para reduzir o valor dos impostos a pagar, por meio de incentivos fiscais para o Produtor Rural, por exemplo.

 

Tais medidas visam, primordialmente, permitir que o setor continue se desempenhando o seu papel vital para o país, além de, como o próprio nome diz, incentivar o investimento de capital humano e econômico no mundo agro.

 

Para entender melhor o assunto e sobre quem tem o direito ao benefício, leia abaixo:

 

O que são incentivos fiscais para o Produtor Rural?

 

Os incentivos fiscais para o Produtor Rural nada mais são do que estratégias adotadas pelo Governo Federal em busca do impulso e apoio às atividades rurais.

 

Logo, com estas medidas governamentais, torna-se possível promover o crescimento do setor, das práticas de modernização e dos investimentos.

 

É válido mencionarmos o quanto ações como essas podem contribui com regiões em crise ou em desenvolvimento. Veja quais os principais benefícios fiscais:

 

Quais são os incentivos fiscais para o Produtor Rural?

 

Em busca de equilibrar os custos e estimular o investimento de Produtores Rurais, incentivos fiscais são muito importantes para o maior setor do país.

 

Esses benefícios fiscais, portanto, são oferecidos em diversos formatos, mas os mais comuns são:

 

  1. Estímulos a investimentos;
  2. Reduções de impostos;
  3. Créditos tributários;
  4. Isenções fiscais;
  5. Deduções.

 

Acompanhe abaixo o detalhamento de cada um.

 

1. Investimentos na atividade rural

 

Investimentos em tecnologia e inovação na atividade rural podem qualificar os produtores para isenções fiscais específicas ou créditos tributários. Isso pode incluir aquisição de equipamentos de última geração e implementação de sistemas de gestão agrícola avançados, por exemplo.

 

Além disso, investimentos em infraestrutura que visam melhorar ou ampliar a produção também podem ser considerados como despesa dedutível da atividade rural.

 

Para ler mais sobre investimentos, acesse:

 

Como lançar os investimentos da atividade rural no LCDPR

 

2. Redução de impostos

 

A redução de impostos a pagar é um dos benefícios mais desejados. Apesar de quase todos os benefícios resultarem em ganhos fiscais para o Produtor, reduzir diretamente o valor do IR é um grande incentivo.

 

Para o Produtor Rural pagar menos impostos, deve-se:

 

  • Organizar a contabilidade rural;
  • Planejamentos tributários e sucessórios;
  • Aproveitar deduções de despesas e investimentos;
  • Simulando cenários em tempo real, através do simulador de IR do Agronota, por exemplo.

 

Lembre-se: todas as medidas são legais e amparadas pela legislação, permitindo na prática os incentivos fiscais para o Produtor Rural.

 

Para ler mais sobre esse assunto, acesse:

 

Como o Produtor Rural pode pagar menos impostos

 

Mais benefícios fiscais para o Produtor

 

Além dos incentivos já citados, há isenções, com suas regras previstas dos artigos 175 a 179 do Código Tributário. Para essas situações, em prestações de serviço e determinadas operações, não há incidência de impostos.

 

Outra medida possível é a redução de débitos, visto que o Governo facilita o pagamento e reduz juros e multas para contribuintes com débitos pendentes.

 

Nessa mesma linha, também existem oportunidades de redução na base de cálculo e até créditos presumidos.

 

A importância de incentivar fiscalmente o setor agro

 

Não é segredo para ninguém que o setor agro é responsável por 1/4 da economia nacional e contribui imensamente com o PIB, o crescimento, as relações internacionais e a segurança alimentar do país.

 

Logo, a importância do incentivo ao agronegócio é capaz de proporcionar desenvolvimento e aumentar a competitividade global através do reinvestimento em tecnologia e infraestrutura rural.

 

Por isso, é de suma importância aproveitar os benefícios fiscais e controlar, de forma organizada, as entradas e saídas do Produtor. Assim, é possível reduzir ou até zerar os impostos a pagar. Para a atividade rural, reduzir impostos significar ter mais dinheiro em caixa para impulsionar os negócios.

 

E aí, tudo certo até aqui? Ficou com alguma dúvida sobre incentivos fiscais para o Produtor Rural? Deixe um comentário e responderemos em breve.

 

Quer reduzir impostos a pagar através de uma contabilidade integrada, organizada e em tempo real? Conheça o Agronota e comece ainda hoje!

 

Clique aqui para conhecer o Agronota

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário