O Produtor, que a poucos anos atrás tinha a preocupação centrada em produzir, agora se vê em um cenário que exige análise de dados e direcionamentos, bem como a gestão financeira no agronegócio.
Afinal, com as margens de lucro cada vez mais apertadas e o mercado cada dia mais competitivo, é preciso reinventar-se em busca de otimizações na administração da fazenda.
Logo, apesar de não ser uma tarefa fácil, o planejamento financeiro da atividade rural é uma ação necessária para garantir rentabilidade.
Leia mais sobre o assunto:
Emissão de Nota de Produtor e geração de Livro Caixa mais simples e rápida
Tenha tranquilidade e segurança para cumprir com 100% da legislação. Com cálculos e lançamentos automáticos, ganhe tempo, previsibilidade tributária e simplicidade nas operações.
O que é a gestão financeira no agronegócio?
A gestão financeira no agronegócio nada mais é do que um conjunto de ações que visam administrar contas, fluxos de caixa, custos e receitas, além de planejar as decisões futuras.
Desse modo, gerir as finanças da fazenda permite que você analise frequentemente as estratégias e o retorno sobre cada uma delas.
E afinal, como aplicar esse processo na rotina da atividade rural? Confira 4 dicas:
4 dicas para a gestão financeira no agronegócio
Agora que já entendemos o que é a gestão financeira no agronegócio, que tal conhecermos na íntegra as melhores dicas para aplicar na prática?
Veja quais são as recomendações mais seguidas por contadores e produtores na hora de administrar finanças do agro:
1. Conheça seus processos de ponta a ponta
Cuidar do financeiro do agronegócio exige muito conhecimento sobre a rotina da atividade rural. Antes de tudo, pergunte-se:
- Quais são os custos fixos? E os variáveis?
- Qual é o mínimo que você precisa investir para obter lucro?
- Quanto você recebe, em média, pelo o que produz durante um mês?
- Qual foi o período em que você mais gastou? E o que menos gastou? Por quê?
- Em que mês a sua rentabilidade foi incrível? E quando não foi? Por quê?
A dica deste tópico é bem simples: reserve um tempo para responder estas perguntas e tabelá-las. O ponto inicial de qualquer gestão financeira começa pela análise do histórico da propriedade.
Por isso, preocupe-se em entender suas receitas e despesas, mês de maiores lucros e seus respectivos motivos para cada questionamento. Hoje, o seu resultado é positivo ou negativo?
Aproveite e simule grátis o Imposto de Renda Rural, ganhe inteligência e projeção futura da atividade do Produtor:
2. Controle o fluxo de caixa da propriedade rural
Diante de tantas perguntas, é válido trazer uma afirmação:
O seu fluxo de caixa precisa ser controlado com constância, garantindo a sua rentabilidade no final do mês e do ano.
Apesar de parecer óbvio, muitas propriedades ainda não gerenciam seus fluxos e deixam a desejar na contabilização de lucros e prejuízos.
Sabendo disso, você não pode fazer parte desta porcentagem de produtores. Portanto, fique de olho nas movimentações financeiras e permita-se agir com mais consciência e segurança.
Paralelamente, a dica central é manter o equilíbrio entre receitas e despesas, em busca da superação dos custos para rentabilizar mais e melhor.
Aproveite para ler também:
3. Analise os custos de produção e se possível, reduza-os
Em consonância com a dica acima, controlar os custos é essencial para a propriedade que deseja lucrar através da atividade rural.
Toda saída de caixa é uma oportunidade de análise:
- É possível cortar os gastos? Esse custo é necessário?
- Se a resposta for “sim”, existe alguma outra maneira de melhorar o custo-benefício dessa compra?
De antemão, por mais inocentes que estas perguntas pareçam ser, a reflexão e os insights podem ser surpreendentes em sua gestão financeira no agronegócio.
Ei, pratique as dicas e volte aqui para nos contar a sua experiência. Vamos adorar saber como este conteúdo pode impactar na sua forma de administrar!
4. Tenha consciência de que a gestão financeira do agronegócio exige planejamento
Assim como quase tudo que fazemos durante os nossos dias produtivos, planejar é essencial para quem deseja trabalhar com maior eficiência e inteligência.
Logo, planejar os próximos passos traz maior segurança para a atividade, garantindo um balanceamento do orçamento, além de projetar crescimentos e estratégias.
Leia também:
Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!