Os serviços prestados por sindicatos rurais exercem um papel fundamental no dia a dia do campo, facilitando e contribuindo com diferentes necessidades de quem produz.

 

De forma geral, sindicatos são grandes aliados na hora propor medidas com o objetivo de proporcionar crescimento econômico ao agronegócio.

 

Para o fortalecimento do setor, a organização sindical pode ser uma excelente representatividade de união e segurança, visando o aumento produtivo sem deixar de lado o bem-estar de seus associados.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

O emissor de nota de produtor mais simples e rápido - blog do Agronota

 

A maior missão do sindicato rural

 

Dentre todas as atribuições e contribuições do sindicalismo rural, dar voz e defender direitos do Produtor Rural, em nossa concepção, é a missão mais importante. Afinal, a representatividade e a defesa de interesses fomenta e apoia o desenvolvimento do setor agro.

 

Além disso, os serviços prestados pelo sindicato rural permitem capacitar, inovar e regularizar o agronegócio. Logo, sabendo desse papel essencial, confira ações que agregam valor ao Produtor Rural:

 

Como agregar valor ao Produtor com os serviços prestados por sindicatos rurais

 

Os serviços prestados pelo sindicato rural têm a finalidade de apoiar o Produtor. Por isso, com uma ampla contribuição, o sindicalismo pode ajudar com:

 

  1. Consultorias agrícolas;
  2. Apoio jurídico e fiscal;
  3. Inovações e tecnologias;
  4. Capacitações e treinamentos;
  5. Representação política e defesa de interesses.

 

1. Consultorias agrícolas

 

De forma geral, as consultorias agrícolas podem ser divididas em duas:

 

  • Assistências técnicas: pode-se contribuir com o setor através de consultorias especializadas em técnicas agrícolas, em maneiras mais produtivas e em modelos mais sustentáveis.
  • Consultorias de gestão: a propriedade rural é uma empresa que precisa de ajuda com organização financeira e administrativa, contribuindo com a rentabilidade, planejamento estratégico e controle de custos, por exemplo.

 

2. Apoio jurídico e fiscal

 

Com o crescimento do setor, o apoio jurídico e fiscal se torna cada vez mais necessário. Veja como prestar esse auxílio:

 

  • Apoio jurídico: por meio de regularização de questões legais e contratuais;
  • Apoio fiscal: através do cumprimento das obrigatoriedades impostos pelo Governo Federal, bem como: Nota Fiscal, Livro Caixa e/ou LCDPR, IR e demais encargos e tributos.

 

Aproveite para ler também:

 

Importância da tecnologia para a contabilidade rural
IR rural 2024: pontos de atenção ao entregar a declaração
LCDPR: Livro Caixa Digital do Produtor Rural

 

3. Inovações e tecnologias

 

Uma excelente forma de contribuir com o setor e agregar valor ao Produtor é por meio da facilitação ao acesso tecnológico, bem como:

 

  • Ferramentas que contribuem na gestão;
  • Sistemas de irrigação moderno;
  • Maquinários de ponta.

 

Além disso, novas práticas podem ser pesquisadas e divulgadas, ampliando o conhecimento e divulgando as inovações. Confira formas:

 

4. Capacitações e treinamentos

 

Diante de tantos avanços tecnológicos, não basta apenas prestar a consultoria, é preciso criar maneiras de informar a classe trabalhadora e viabilizar a aplicação prática:

 

  • Cursos;
  • Oficinas;
  • Palestras;
  • Workshops.

 

Logo, os serviços prestados pelo sindicato rural podem envolver desde questões educacionais até movimentos regulatórios, permitindo que o Produtor tenha tranquilidade e foco para apenas produzir.

 

5. Representação política e defesa de interesses

 

Os serviços prestados por sindicatos rurais também incluem a defesa de interesses do setor rural, brigando por políticas públicas que favorecem e regulamentam o agronegócio.

 

Portanto, representações em comitês e conselhos de decisão também são essenciais, dando voz e transmitindo desejos em comum de Produtores associados.

 

E então, tirou suas dúvidas sobre serviços prestados por sindicatos rurais? Deixe um comentário!

 

Clique aqui para conhecer o Agronota e como agregar ainda mais valor ao Produtor

 

Gostou do conteúdo? Considere inscrever-se em nossa newsletter e receba os próximos artigos direto em seu e-mail. 😉

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário