O pagamento de tributos é uma ação anual e rotineira na vida de milhões de brasileiros. Além disso, não é segredo para ninguém que em quase toda operação de compra e venda, há a incidência de impostos. Mas e como o Produtor pode evitar problemas fiscais e manter sua propriedade regular perante a Receita Federal Brasileira?

 

Neste conteúdo vamos abordar práticas simples que contribuem com a “ficha limpa” do Produtor Rural perante aos órgãos fiscalizadores. Bora conferir?

 

O produtor pode evitar problemas fiscais com 3 boas práticas

 

A regra básica para o produtor manter sua regularidade fiscal, sem dúvidas, é a organização contábil de suas receitas, despesas e investimentos.

 

No entanto, afunilando as boas práticas, encontramos 3 formas de tornar mais simples o controle e cumprimento de suas obrigações fiscais. Confira:

 

1. Organização e centralização de documentos

 

Os documentos hábeis e idôneos são essenciais no momento de declarar seus rendimentos da atividade rural. Logo, organizar a entrada e saída de caixa é a maneira mais eficiente de garantir segurança fiscal.

 

Portanto, falhar nesse processo de armazenamento de notas, por exemplo, pode gerar pendências, faltas e até perda do financeiro real da propriedade.

 

Afinal, ao centralizar o recebimento e arquivamento dos documentos tornamos a contabilidade mais simples e ampliamos o percentual da gestão saudável, permitindo manter-se dentro da legislação.

 

2. Conheça as obrigatoriedades fiscais do Produtor Rural

 

Pode parecer pouco, ou até menos ineficiente. No entanto, para cumprir com os deveres fiscais é preciso saber com muita precisão sobre suas obrigatoriedades, variáveis conforme faturamento e cenário do Produtor.

 

De antemão, o produtor pode evitar problemas fiscais ao posicionar-se perante a lei, podendo até mesmo aproveitar de benefícios fiscais para pagar menos impostos, por exemplo.

 

Para contribuir com o seu conhecimento sobre as obrigatoriedades fiscais do Produtor, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Como funciona a gestão tributária do agronegócio
A importância da declaração de imposto de renda do Produtor
Tributação da atividade rural: entenda como funciona na prática
Livro Caixa Digital do Produtor Rural: como gerar e entregar o documento?

 

3. Audite lançamentos, declarações e cruze dados

 

A Receita Federal está aprimorando a sua maneira de analisar dados e encontrar inconsistências. Por isso, a autoria fiscal pode ser uma excelente aliada para evitar problemas fiscais.

 

Um exemplo muito claro disso é o cruzamento do LCDPR e da DIRPF, onde campos específicos de cada declaração são comparados. Com essa simples ação, milhares de produtores receberam aquela tão temida cartinha em 2023.

 

Leia mais sobre esse assunto nos conteúdos abaixo:

Como a Receita Federal cruza o LCDPR e a DIRPF?
Operação Declara Grãos nacionalmente: saiba como evitar problemas

 

Com tais afirmações, só nos torna ainda mais visível a importância da contabilidade rural no agronegócio. Ou seja, organizar documentos, gerar arquivos corretamente e conferir suas informações é uma excelente estratégia para o Produtor evitar problemas com o fisco.

 

Geração de livro caixa do produtor e lcdpr mais simples e rápida

 

Como a tecnologia pode ajudar a regularidade fiscal?

 

Já pensou ter uma ferramenta 100% online que, além de estreitar a relação com o cliente, elimina tarefas manuais, emite Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Produtor Rural, imprime e gera o Livro Caixa e até funciona como simulador do Imposto de Renda?

 

Então, esse tipo de tecnologia existe e pode ajudar muito o contador na hora de atender o cliente e fazer a contabilidade rural.

 

No caso do Agronota por exemplo, o profissional contábil pode receber de forma automática todos os Documentos Fiscais Eletrônicos através da integração da ferramenta com a SEFAZ e o CPF do Produtor Rural. Inclusive, pode configurar e escriturar todos os documentos recebidos com automaticamente.

 

Consegue ainda monitorar as alíquotas e regras tributárias da atividade rural, centralizar informações financeiras do seu cliente e até acessar um painel exclusivo para analisar os dados e ajudar o produtor rural na sua tomada de decisão.

 

Ou seja, a contabilidade rural pode se tornar uma atividade muito mais simples com o apoio da tecnologia. Quer conhecer toda essa contribuição na prática? Acesse:

 

Conhecer o Agronota agora!

 

E aí, tudo certo sobre como o Produtor pode evitar problemas fiscais? Se gostou desse conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail! 

 

Assine a
newsletter gratuita
do Agronota!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário